Cidades

Programa Morar Bem faz maior convocação, com 15 mil participantes

Os convocados têm 45 dias a contar da data especificada em edital para apresentar documentação que comprove o enquadramento dentro dos requisitos

postado em 02/04/2013 18:03
Uma relação de 15.132 pessoas será publicada na edição desta quarta-feira (3/4) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) para a maior convocação do Programa Morar Bem do Governo do Distrito Federal (GDF). O grupo faz parte da terceira lista feita neste ano. Os convocados têm 45 dias a contar da data especificada em edital para apresentar documentação que comprove o enquadramento dentro dos requisitos: tempo de residência de pelo menos cinco anos no DF, nunca ter possuído imóvel na capital federal, ter renda familiar de no máximo 12 salários mínimos e ser maior de 18 anos. Caso a pessoa seja habilitada, passará para o passo de análise de crédito junto às instituições bancárias que financiam o programa. Passando deste ponto, a pessoa já fica apta a receber a moradia.



"A meta é chegar a 100 mil pessoas contempladas até 2014", explicou o governador Agnelo Queiroz (PT), que anunciou a medida no Palácio do Buriti. Dos convocados nesta etapa, 10 mil são de inscrições individuais e 5.132 por meio de entidades habitacionais. Desde a criação do Morar Bem, em 2011, já foram convocados 73.047 pessoas da lista individual, tendo sido habilitadas 29.220. Já da relação de entidades, foram chamados 21.666 inscritos e habilitados 7.355.

O programa não faz a doação de terrenos e moradias, mas oferece os imóveis a taxas subsidiadas. Trata-se de uma parceria do GDF com a União, nos moldes do Minha Casa, Minha Vida. O governo federal entra com o financiamento para a construção dos imóveis e o GDF disponibiliza o terreno, promovendo a implantação da infraestrutura. O cadastrado paga as prestações, com taxa subsidiadas de acordo com o perfil sócioeconômico (quanto mais baixa a renda, melhores as condições).

Os projetos habitacionais do programa, destinados para várias faixas de renda, estão localizados em várias regiões administrativas da capital federal, como Samambaia, Gama, Santa Maria, Sobradinho, Recanto das Emas, Paranoá e Riacho Fundo II. Até agora, já foram entregues unidades no Jardins Mangueiral e Riacho Fundo II, mas várias obras já foram iniciadas.
Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação