postado em 02/04/2013 21:59
O governador Agnelo Queiroz recebeu, nesta terça-feira (2), dois representantes da família de João Goulart ; João Vicente Goulart, filho do ex-presidente da República, e a mulher dele, Verônica Goulart ; e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. O encontro tratou da construção do Memorial da Liberdade Presidente João Goulart. A obra será erguida na Praça Municipal, no Eixo Monumental, entre o Memorial JK e a Catedral Rainha da Paz.
"Isso vai atender a um aspecto cultural e histórico da cidade, ao resgatar a memória de um presidente que foi exemplo para a democracia brasileira", afirmou Agnelo, ao destacar a importância da homenagem.
O projeto, último do arquiteto Oscar Niemeyer aprovado para Brasília, foi viabilizado por meio de convênio, firmado em dezembro do ano passado, pelo GDF, por meio da Secretaria de Cultura, e o Instituto João Goulart, representado por João Vicente. "Vai ser a oportunidade para os brasilienses conhecerem mais sobre a história do país", destacou o filho do ex-presidente.
A expectativa é de que o monumento esteja concluído no próximo ano. O desejo de João Vicente é que a homenagem fique pronta antes de 31 de março, quando se completam 50 anos do golpe militar que derrubou o então presidente. "Essa é uma homenagem ao presidente que participou da história. Nós somos frutos dos que foram cassados durante a ditadura e agora é importante lembrarmos do legado de João Goulart", declarou Carlos Lupi.