postado em 03/04/2013 20:46
O edital do 2; Vestibular de 2013 da Universidade de Brasília (UnB) acaba de ser divulgado. No total, serão oferecidas 4.219 vagas em 97 cursos de graduação, distribuídos nos câmpus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Dessas, 2.813 são destinadas ao Sistema Universal, 850 ao Sistema de Cotas para Negros e 556 estão reservadas para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas.
Conforme o Correio adiantou na edição dessa terça-feira (02/4), haverá mudanças nos critérios de avaliação. As questões discursivas, conhecidas como tipo D, deixarão de ser eliminatórias, ou seja, os candidatos não terão mais que atingir aproveitamento mínimo de 20% nesses itens.
Outra novidade destra edição do vestibular é o curso de fonoaudiologia, que será ministrado no câmpus de Ceilândia e vai oferecer 35 vagas. ;O campus da UnB em Ceilândia inicia 2013 com uma nova estrutura que vai abrigar salas de aula e laboratórios. Além disso, a oferta de vagas no novo curso de Fonoaudiologia vai ao encontro de uma demanda crescente no país, na área de saúde;, afirmou o Decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo.
As inscrições podem ser feitas de 11 a 25 de abril, exclusivamente pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_13_2. Os valores das taxas são R$ 110 para candidatos e R$ 85 para treineiros (alunos que não concluíram o ensino médio, mas desejam testar seus conhecimentos participando das provas). A esse grupo será fornecido espelho de desempenho individual, com o escore bruto, mas os resultados obtidos não poderão ser usados para ingresso na universidade.
Os estudantes que não tiverem acesso à internet e desejarem participar do processo de admissão podem ir a qualquer unidade da UnB, das 8h às 12h e das 13h às 17h (exceto sábados, domingos e feriados), onde serão disponibilizados computadores para a inscrição.
As provas de conhecimentos estão previstas para 1; e 2 de junho e serão divididas em três etapas. No primeiro dia, serão cobrados conhecimentos de língua estrangeira, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, geografia e história, artes (cênicas, visuais, música), filosofia e sociologia. Nesse dia, os candidatos ainda terão que elaborar uma redação. No segundo dia de provas, ocorrerá a terceira parte das avaliações. Os conhecimentos testados serão nas disciplinas de biologia, física, química e matemática. As provas terão início às 13h e duração de 5 horas.
O exame será realizado nas seguintes cidades: Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).
Os candidatos que optarem por concorrer prioritariamente pelo Sistema de Cotas para Negros deverão, depois da aplicação das provas objetivas, efetuar o agendamento no site do Cespe/UnB para a realização das entrevistas. Quem não comparecer a essa etapa ou que não agendar a entrevista deixará de concorrer pela modalidade e passará a disputar as vagas pelo Sistema Universal.