Cidades

Percurso da Maratona de Revezamento passa por monumentos da cidade

A sétima edição da Maratona Brasília de Revezamento, em 21 de abril, repete o percurso entre monumentos da cidade, como a Catedral e o Congresso Nacional. Campeões de edições passadas, vindos de fora, se encantaram com a capital planejada

Jirlan Biazatti - Esp CB
postado em 12/04/2013 06:01
O tocantinense Antonio Wilson mudou-se para o DF em 2007 e competiu em todas as edições da Maratona Brasília: campeão em 2011 e no ano passado

A corrida de rua torna-se, cada vez mais, parte da identidade esportiva dos brasilienses. Manhã, tarde ou noite, sempre é possível encontrar alguém praticando o esporte em acostamentos e vias da cidade. Mais do que um hábito, a atividade é reflexo das particularidades de Brasília, das suas características urbanas e também do seu povo. A 7; Maratona Brasília de Revezamento, que abre as festividades dos 53 anos da capital, em 21 de abril, conta com participantes que demonstram muito bem esse espírito.

O militar Antonio Wilson Sousa Lima, 23 anos, é a síntese esportiva do pioneiro candango. Nascido em Araguaína, interior do Tocantins, mudou-se sozinho para o DF em 2007, ano da primeira prova. Hoje, pode se gabar de ter participado de todas as seis edições, conquistando inclusive dois primeiros lugares, em 2011 e no ano passado. ;Na primeira vez em que competi, os monumentos me chamaram muito a atenção, principalmente a Catedral e o Congresso Nacional. Além de ser uma homenagem à cidade, esse percurso também mostra, a quem é de fora, as coisas boas de Brasília;, acredita.

Francês de nascimento e brasiliense de coração, o técnico Laurent Migaire, 46 anos, adotou Brasília como lar em 1991. Após viajar o mundo, decidiu fincar raízes. ;Foi onde me senti melhor. Vi e encontrei uma cidade com muitos espaços e parques. Tive a percepção de um lugar receptivo, novo e com um grande futuro pela frente. Isso me seduziu e estou aqui há 22 anos;, conta.

Ficou, cresceu e não pretende abandonar Brasília nunca mais. Formou família, tornou-se profissional do atletismo e montou uma assessoria de corridas que atende entusiastas do esporte. ;Cheguei com 25 anos. Nunca poderei falar que sou brasileiro, mas candango, sim, com certeza. A maratona faz parte do aniversário de Brasília. Por ser um evento festivo, como praxe do revezamento, enaltece o espírito de grupo e união. Venci a prova em 2008 e espero poder participar dela todos os anos para correr e comemorar o aniversário da minha cidade;, empolga-se.

Premiação
Realizada pelo Correio Braziliense, a 7; Maratona Brasília de Revezamento marca o início oficial das festividades dos 53 anos da capital. A prova, que começa às 8h, repete o percurso das seis edições passadas. Com 42,195km, os participantes encontrarão um trajeto entre a Esplanada dos Ministérios, a L2 Norte, o Setor de Embaixadas, a Vila Planalto e a Praça dos Três Poderes. As categorias também são as mesmas nesses sete anos. Geral masculino, feminino e mista, em equipes compostas de dois, quatro ou oito atletas, além da categoria adaptada, com equipes de cadeirantes e andantes. A maratona distribuirá mais de R$ 300 mil em premiação, uma das maiores entre as provas de rua da América Latina. As equipes vencedoras das categorias masculino, feminino e misto levarão um automóvel Kia Soul, enquanto os segundos e os terceiros colocados ganharão uma moto. E todos os corredores que completarem o percurso terão medalhas e certificados de participação.

O diretor técnico da competição, Francisco Xavier, explica que a maratona de revezamento, por ser democrática, simboliza bem o espírito das festividades de 21 de abril: ;Correm gordos, magros, altos e baixos. É isso que o aniversário da cidade deve passar. Saúde, espírito de equipe e companheirismo. E acho que está dando certo, pois, a cada ano, ela cresce. No ano passado, foram 4 mil corredores e 15 mil espectadores. A expectativa para 2013 é ainda maior;, comenta.

Celeiro de atletas
Celeiro de grandes valores do atletismo nacional, Brasília revelou nomes como Joaquim Cruz (ouro olímpico dos 800m, em Los Angeles-1984) e Marílson Gomes dos Santos (bicampeão da Maratona de Nova York). Além de atletas renomados, a capital também se destaca pela quantidade de corridas de ruas. A previsão é de que, neste ano, sejam promovidas 45 provas do tipo.

O presidente dos Corredores de Rua do Distrito Federal, Ruiter Roberto Silva, estima em 30 mil o número de brasilienses adeptos do esporte. ;Temos um relevo relativamente plano, ótimos espaços verdes para a prática, como os parques da Cidade e Olhos D;Água, e vias que incentivam;, comenta. Outros fatores também foram citados para explicar o aumento nesses números: ;Somos donos da maior renda per capita do país e nossa população tem um nível de instrução acima da média nacional. Isso acaba fazendo com que parte dela busque esse tipo de atividade para o lazer e a saúde;.

Programe-se

7; Maratona Brasília de Revezamento
Quando: 21 de abril
Local: Esplanada dos Ministérios
Largada: 8h

; As inscrições vão até segunda-feira, dia 15, no valor de R$ 65 por atleta. A equipe cujo capitão for assinante (pessoa física) do Correio tem 50% de desconto na inscrição.







Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação