A Secretaria de Saúde do DF repassou, na manhã desta sexta-feira (12/4), 18 mil kits de teste rápido para o diagnóstico de dengue. Os kits foram entregues pelo governador Agnelo Queiroz e pelo o secretário de saúde Rafael Barbosa, na Praça Central do Jardim Céu Azul, em Valparaíso de Goiás.
Oito municípios foram contemplados: Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto receberam 5 mil kits; Valparaíso de Goiás recebeu 3 mil; e as cidades de Formosa, Luziânia, Novo Gama e Planaltina de Goiás receberam mil kits cada.
Durante a cerimônia de entrega, representantes dos oito municípios estavam presentes. O governador ressaltou a importância dos kits: "Até o ano passado, o exame para detectar a dengue demorava cerca de uma semana. Com esse kit o resultado sai em pouco mais de 15 minutos e assim o paciente receberá o tratamento mais rapidamente", disse.
O secretário de saúde comentou a importância do papel do Entorno no Distrito Federal: "Nós do DF temos que mostrar preocupação com o avanço da dengue e para combater temos que prestar atenção nas cidades do Entorno já que os moradores dessas regiões passam mais tempo no DF do que em suas cidades."
A medida faz parte do Plano de Ação Integrada de Combate à Dengue, que foi criado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal e de Goiás. O plano tem como objetivo dar apoio aos municípios do Entorno com registro de surtos e epidemias da doença.
Com informações de Rodrigo Antoneli