Uma operação realizada na Feira dos Importados de Brasília, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), apreedeu 14 mil CDs e DVDs piratas, nesta quinta-feira (11/4). Seis feirantes envolvidos na venda do material ilegal foram presos em flagrante.
A Fiscalização do Comitê de Combate à Pirataria do Distrito Federal também recolheu seis televisões, dois aparelhos de DVD, um videogame e três tocadores de Blue-ray. De acordo com o delegado-chefe da Delegacia de Combate aos Crimes de Propriedade Imaterial (DCPim), Luiz Henrique Sampaio, as mercadorias foram apreendidas por serem utilizadas para promover a venda dos CDs e DVDs piratas.
[SAIBAMAIS] Os seis presos se identificaram como funcionários das bancas. Eles foram autuados em flagrante pelo crime de violação do direito autoral. A pena em caso de condenação varia entre dois e quatro anos de prisão, além de multa.
Todos foram liberados após pagar fiança de R$ 3 mil e vão responder pelo processo em liberdade. Os donos das bancas, se identificados, também poderão ser indiciados.
Esta é a 11; operação do Comitê realizada na Feira dos Importados do SIA somente este ano. Cinco ocorreram dentro da feira e outras seis nos arredores do centro comercial. Quase 60 mil CDs e DVDs, 12 mil óculos e mil relógios já foram apreendidos no local. O número de presos por pirataria chegou a 18. Uma pessoa foi presa por porte de drogas.