Cidades

Trailer de Faroeste Caboclo tem mais de 1,6 milhão de acessos em três dias

Conforme divulgado pelo correiobraziliense.com.br em primeira mão, o longa-metragem será exibido primeiramente em Brasília, em pré-estreia somente para convidados, em 13 de maio

Renato Alves
postado em 12/04/2013 17:46

Cartaz do filme Faroeste Caboclo, dirigido por René Sampaio

Desde que foi lançado, há três dias, o trailer do filme Faroeste Caboclo (confira abaixo) teve mais de 1,6 milhão de acessos. Uma média de mais de 500 mil acessos diários. Conforme divulgado pelo correiobraziliense.com.br em primeira mão, o longa-metragem será exibido primeiramente em Brasília, em pré-estreia somente para convidados, em 13 de maio. A apresentação ocorrerá em um shopping da cidade. A obra entra em circuito comercial, em todo o país, em 30 de maio.

À frente do projeto está o brasiliense René Sampaio. Como milhares de jovens brasileiros dos anos 1980, ele sabia de cor e salteado os 159 versos de Faroeste Caboclo. Ouviu a canção, de nove minutos, pela primeira vez aos 14 anos. Na época, morava em Brasília, terra da Legião Urbana. Quando começou a se interessar por cinema, sonhava ver nas telonas as desventuras de João de Santo Cristo, o "bandido destemido e temido no Distrito Federal" criado por Renato Russo em 1978, aos 18 anos.

[SAIBAMAIS] Agora, aos 39 anos, René aguarda ansiosamente a estreia do seu primeiro longa-metragem, Faroeste Caboclo. E, por meio dele, segundo o diretor, o Brasil conhecerá o "lado humano" e a face "verdadeira" da cidade onde o protagonista da obra desembarcou como um "rapaz trabalhador".

Brasiliense de nascença e criação, René Sampaio espera uma recepção calorosa por parte dos conterrâneos. Por outro lado, ele tenta não pensar na reação dos fãs de Renato Russo e da Legião Urbana. "Decidi não pensar no assunto, em dar uma resposta à eles, senão o filme fica muito travado", afirmou, em entrevista por telefone (confira abaixo). No momento, ele está em São Paulo, dando os últimos retoques em Faroeste Caboclo. René vive entre Brasília, onde tem família, São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York, produzindo filme publicitários.

Construção

Após enfrentar uma briga judicial no início do projeto ; apesar da aprovação da família de Renato Russo, a editora Tapajós, detentora de direitos autorais da Legião, tentou impedir a adaptação cinematográfica; pedido negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) ;, em novembro de 2006, René e Paulo Lins (autor do clássico Cidade de Deus) estiveram juntos em Brasília pela primeira vez, fazendo pesquisa de campo para o longa-metragem. Na época, a dupla conversou com traficantes, prostitutas e roqueiros, além de recolher muito documento para o primeiro tratamento do roteiro.

A saga de Santo Cristo, no entanto, começou a ser filmada somente em 2011. Quase todas as locações ocorreram no Distrito Federal. Serviram de cenário a Universidade de Brasília (UnB), o Parque da Cidade, a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes, o Lago Paranoá e algumas superquadras. Já a Ceilândia foi retratada por meio de uma cidade cinematográfica erguida no Jardim ABC, bairro da Cidade Ocidental (GO), na divisa de Goiás com o DF. A comunidade a equipe de Faroeste caboclo por quatro semanas. Isso porque a Ceilândia de hoje em pouco lembra aquela do fim dos anos 1970, quando Renato Russo escreveu a música que resultou no filme.



Escrito por Marcos Bernstein e Victor Atherino, com consultoria do escritor Paulo Lins, o roteiro de Faroeste caboclo ambienta a rotina violenta de quadras do Plano Piloto e, principalmente, da periferia de Brasília entre 1979 e 1981. Para dar vida à canção nas telonas, os roteiristas criaram novos personagens. Além de João, Maria Lúcia e Pablo, há um senador e um policial corrupto. Vivido pelo experiente Marcos Paulo, o senador é o pai de Maria Lúcia. O não menos experiente Antonio Calloni interpreta o policial bandido. "Aceitei o convite desse projeto por se tratar de uma homenagem ao Renato Russo, um poeta, um gênio da nossa música", comentou ele em uma madrugada, em meio à gravação de uma troca de tiros, contracenada com atores profissionais e policiais civis de verdade, de Brasília.

Entre os protagonistas do longa, há atores que ganharam fama recentemente com participações em tramas globais. Protagonista da minissérie Subúrbia, Fabrício Boliveira interpreta João de Santo Cristo, o rapaz pobre do interior da Bahia que se muda para Brasília em busca de uma vida melhor. Já Maria Lúcia, a quem Santo Cristo o coração prometeu, é vivida por Ísis Valverde, a piriguete-maria-chuteira Suellen da novela Avenida Brasil. Jeremias ; "maconheiro sem-vergonha, que desvirginava mocinhas inocentes e se dizia que era crente mas não sabia rezar" ; é vivido pelo jovem ator de teatro Felipe Abib.

Entrevista//René Sampaio

René Sampaio começou a trabalhar realizando vídeos experimentais enquanto estudava Comunicação Social na UnB. Nos anos 1990, ele dirigiu e produziu curtas, videoclipes e documentários. Em 2000, lançou Sinistro, vencedor dos prêmios de melhor filme ; do júri oficial, do júri popular e da crítica ; no 33; Festival de Cinema de Brasília, além de mais 15 prêmios em outros festivais. Agora, ele encara o seu maior desafio cinematográfico. Em entrevista ao Correio, René antecipa um pouco do que o espectador verá em Faroeste Caboclo, seu primeiro longa-metragem.

Por que filmar Faroeste Caboclo como o seu primeiro longa-metragem?

Foi um sonho. Um sonho desde moleque. Queria fazer esse filme. Quando todo mundo falava que a música dava um filme, eu já o imaginava. Tentei comprar o direito autoral duas, três vezes. Uma vez, cheguei, conversei com a Bianca (), e ela, em dois ou três telefonemas, resolveu tudo.

É um filme para fãs da Legião, do Renato Russo?

Também. Fiz um filme para ao menos um fã, que sou eu. Mas não é um filme só para fãs da Legião. É um filme para quem gosta de cinema. Uma música pode ser uma experiência de nove minutos (tempo de duração de Faroeste Caboclo), um livro, de dias, já um filme é uma experiência de duas horas. Cada um tem a sua característica. Filme é filme, música é música, fruto é fruto. Isso tem que ficar claro.

Você teme a reação dos fãs da Legião?

Na verdade, não parei para pensar nisso. Decidi não pensar no assunto, em dar uma resposta à eles, senão o filme fica muito travado. E estamos falando de uma legião de fãs, de milhares, milhões de pessoas. Não dá para agradar a todos. Mas vamos combinar que, se metade deles gostar, já será bastante gente.

Que Brasília veremos na telona?

Uma Brasília que não é um cartão-postal nem a do estereótipo negativo, do lugar onde só tem político e ladrão. O filme mostra a Brasília de uma gente que trabalha, que rala, que tem planos, sonhos, uma cidade com suas desigualdades, com pobreza, com violência e com suas belezas naturais. Acima de tudo, o Brasil verá uma Brasília humana.



AGENDA

Faroeste Caboclo

Lançamento nacional: 30 de maio de 2013

Pré-estreias agendadas:

Brasília: 13 de maio

Rio de Janeiro: 14 de maio

São Paulo: 20 e 21 de maio

Belo Horizonte: 23 de maio

Salvador: 27 de maio


Quem é quem

João do Santo Cristo

No cinema, o soteropolitano Fabrício Boliveira participou de 400 Contra 1 e Tropa de Elite 2. Na TV, protagoniza a minissérie Subúrbia, da Globo.

Jeremias

Felipe Abib, jovem ator de teatro, interpreta o "traficante de renome" inimigo de Santo Cristo. Ele atuou em 180;, longa-metragem de Eduardo Vaisma.

Maria Lúcia

Ísis Valverde, a piriguete-maria-chuteira Suellen da novela Avenida Brasil, interpreta a "menina linda" por quem Santo Cristo se apaixona.

Pablo

Na fita, "o peruano que vivia na Bolívia e muitas coisas trazia de lá" é interpretado pelo uruguaio César Troncoso, o protagonista Beto, de O banheiro do Papa).

Senador Ney

O personagem, pai de Maria Lúcia, que não está na canção-título, é interpretado pelo global Marcos Paulo, que após uma longa temporada voltou a trabalhar como ator.

Marco Aurélio

Outro personagem criado para o filme. Vivido por Antonio Calloni, trata-se do líder de um grupo de policiais corruptos que dão proteção ao traficante Jeremias.

Assista ao Trailer Oficial:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação