postado em 12/04/2013 20:32
Os 35 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) foram comemorados na tarde de sexta-feira (12/4) com a entrega de sete patrulhas mecanizadas a seis associações e uma cooperativa de produtores rurais. A cerimônia foi realizada na sede da empresa, na Asa Norte. Adquiridas por meio de convênio entre os governos local e federal, elas custaram R$ 1,4 milhão e servirão para impulsionar e qualificar a produção agrícola local.Presidente da Associação de Produtores e Moradores Rurais do Recanto dos Buritis, Mariano Oliveira comemorou a aquisição. "Tenho certeza que essas máquinas vão ajudar muito na nossa produção. Só o que vamos economizar com aluguéis de tratores já será um benefício enorme, além da praticidade de dispor do trator a qualquer hora", disse. Cada equipamento custou R$ 206 mil.
O governador, Agnelo Queiroz, também assinou a contratação de 21 servidores concursados para a Emater-DF, entre médicos veterinários, engenheiros agrônomos, economistas domésticas, técnicos especializados, assistentes administrativos e nutricionistas. A Secretaria de Agricultura também teve 40 novos servidores incorporados ao seu quadro, entre arquitetos, médicos veterinários, agentes administrativos, técnicos em agropecuária e técnicos em contabilidade.
O evento também marcou a premiação das empresas de laticínios Kapra e São Lucas no Concurso do Queijo Candango. Elas foram escolhidas por um júri especializado como as melhores produtoras do novo tipo de queijo, elaborado com base em receita elaborada pela Emater-DF. O novo produto lembra o gosto do requeijão e deverá ser patenteado pela empresa para a produção local. Ele deve chegar aos mercados em breve.