O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e o ex-secretário de Obras do DF Márcio Edvandro Rocha Machado foram condenados pela 4; Vara Criminal de Brasília. Arruda foi condenado a cinco anos e quatro meses de detenção, em regime semiaberto, e ao pagamento de uma multa de R$ 400 mil.
Márcio Edvandro foi condenado a 4 anos e oito meses de detenção, em regime semi-aberto, e pagamento de multa do correspondente a cerca de R$ 300 mil. Os dois foram condenados por dispensa indevida de licitação, na contratação da empresa Mendes Júnior Trading Engenharia para reformar o Ginásio Nilson Nelson, em 2008.
Na sentença condenatória, o juiz afirmou que a defesa não foi suficiente. "As autodefesas dos acusados não lhes socorrem em suas pretensões diante do conjunto probatório amplamente desfavorável a ambos."
Na denúnica, o MPDFT relatou que em dezembro de 2005, o Brasil foi escolhido para sediar o Campeonato Mundial de Futsal de 2008. Rio de Janeiro e Brasília sediariam o evento. Em 2007, o GDF e o Comitê Organizador assinaram o termo de compromisso, no qual a escolha de Brasília foi formalizada. Porém, mesmo sabendo que a cidade não tinha condições de abrigar o evento internacional, o então Governador Arruda deixou para iniciar os procedimentos burocráticos para a reforma do ginásio Nilson Nelson, onde seriam realizados os jogos, em fevereiro de 2008. Por conta da demora, vários contratos foram firmados na forma direta, com dispensa de licitação.
Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]