Cidades

Moradores reclamam do alto custo das ligações individuais de água no DF

Chega a 10% a quantidade de ligações individuais de água no DF desde a vigência da lei que prevê a instalação dos equipamentos nos condomínios.

postado em 17/04/2013 06:08
Não avisaram nada para nós. Só descobri que realizaram o procedimento depois que a conta chegou.

A quantidade de condomínios com hidrômetro individual aumentou no Distrito Federal. São 61.530 complexos dentro da norma, o que corresponde a 10% do total de ligações de água em toda a capital do país. A Lei Distrital n; 3.557, responsável pela obrigação, foi sancionada em 2005. A partir dela, as propriedades têm até 2015 para regularizar a situação. Águas Claras apresentou o maior número de adesões ao equipamento, com 17.719 unidades. Aqueles que alegarem inviabilidade financeira ou estrutural devem pedir dispensa à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

De acordo com Igor Medeiros, regulador do órgão, quem adota a medida pode economizar até 15% no fim do mês. ;Além de ser uma espécie de justiça social, já que cada um paga o que consome, as pessoas ficam mais conscientes, porque, se extrapolar, pesa no orçamento. Por isso, incentivamos a individualização dos hidrômetros;, justificou. ;É uma questão a longo prazo também, que gera maior educação acerca do assunto. No meu edifício, por exemplo, o condomínio reduziu em R$ 40, e os moradores acabaram descobrindo vazamentos imperceptíveis;, acrescentou.

Chega a 10% a quantidade de ligações individuais de água no DF desde a vigência da lei que prevê a instalação dos equipamentos nos condomínios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação