Cidades

GDF promete reabrir unidade neonatal de Ceilândia até a próxima semana

Para evitar a transmissão da bactéria para outros bebês, a maternidade do hospital está fechada para novas internações desde o último sábado (13/4)

postado em 17/04/2013 16:45

O Governo do Distrito Federal prometeu reabrir a maternidade do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) até a próxima semana. Para evitar a contaminação de outros bebês pela bactéria serratia, a maternidade do hospital está fechada para novas internações desde sábado (13/4). O último parto no HRC ocorreu na sexta-feira (12/4). A ;medida cautelar; foi confirmada pela chefia da pasta no fim da tarde de sábado, horas depois de uma criança de quatro dias morrer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do estabelecimento.

Segundo nota divulgada na segunda-feira (15/4) pela Secretaria de Saúde, nove bebês permanecem na unidade de cuidados intermediários. Na unidade de tratamento intensivo neonatal, são oito, incluindo dois contaminados pela bactéria serratia. Desde o dia 27 de março, sete bebês morreram no hospital. Dois deles tiveram a contaminação confirmada. A morte de três bebês é investigada.

A Secretaria de Saúde do DF informou em nota nesta quarta-feira (17/4) que a UTI Neonatal do HRC deve ser reaberta se houver a desocupação total e finalização da higienização. De acordo com o Secretário de Saúde, Rafael Barbosa, serão contratados 100 médicos provisórios, sendo 50 pediatras e 50 neonatologistas. Os novos profissionais atenderão toda a rede de saúde.

Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação