Cidades

Mais quatro bebês deixam a maternidade do Hospital Regional de Ceilândia

A expectativa é desocupar a área a medida em que os bebês apresentem melhora no quadro clínico

postado em 17/04/2013 15:43

Um surto de infecção por bactéria ocasionou a morte de sete recém-nascidos no Hospital Regional de Ceilândia (HRC)

Mais quatro bebês receberam alta nesta terça-feira (16/4) da maternidade do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), onde sete recém-nascidos morreram em um período de 16 dias. Três deles estavam internados na enfermaria e outro ocupava a unidade de cuidados intermediários neonatais (UCIN). A ala materno-infantil foi fechada no último sábado e, desde então, não recebe mais pacientes.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, 17 bebês permanecem na maternidade - oito estão na UTI neonatal, um na enfermaria e oito na UCIN. A expectativa é desocupar a área a medida em que os bebês apresentem melhora no quadro clínico. Esvaziado o espaço, ele passará por um processo de desinfecção geral, com higienização detalhada do ambiente, dos equipamentos e aparelhos utilizados.



A expectativa é que os bebês da UTI neonatal também apresentem melhora no quadro de saúde e sejam transferidos para outras unidades da rede em breve. Se isso for possível, a maternidade será reaberta por completo ainda neste fim de semana, conforme previsão do secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa.

[SAIBAMAIS] A decisão de restringir o recebimento de novos pacientes na maternidade foi tomada após a notificação de um surto da bactéria Serratia no HRC, que afeta principalmente recém-nascidos. Das mortes registradas até agora, duas foram confirmadas como decorrência do microorganismo e outras duas não tiveram relação com a bactéria. Três casos ainda estão sendo investigados.

A pasta informou ainda que o atendimento da pediatria do HRC não foi afetado e que as mães podem procurar a unidade de saúde para consultar os filhos.

Confira a reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação