Cidades

Policiais prendem estelionatário que se passava por funcionário do Detran

Homem atraía as vítimas dizendo facilitar a obtenção da carteira de motorista e logo após o pagamento da primeira parcela, ele desaparecia

postado em 17/04/2013 16:58
Policiais da Decap (Divisão Especial de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública) prenderam na tarde desta quarta-feira (17/4) Jean Gonçalves da Silva, 33, que se apresentava como funcionário do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). Jean prometia facilitar a obtenção da Carteira de Habilitação (CNH), dispensando o candidato da prova.

Ele pedia valores entre 900 a R$ 3 mil; metade da quantia deveria ser entregue no primeiro contato e o restante pago quando a vítima fosse receber a carteira de motorista. Porém, após o pagamento da primeira parcela, o golpista desaparecia. Trocava de telefone e até de residência para a vítima não localizá-lo.



Vinte e três vítimas já foram identificadas - oito já prestaram depoimento. Segundo a Decap, o estelionatário recebeu dessas oito vítimas, no total, R$ 11,8 mil. Geralmente, ele abordava as vítimas nas ruas, lanchonetes ou dentro do ônibus, puxando assunto sobre a carteira de habilitação.

Os policiais apreenderam uniformes e cones de segurança com a logo do Detran, na casa do suspeito. Segundo o delegado Vicente Neto, Jean Gonçalves foi funcionário terceirizado de vistoria do Detran entre 2007 e 2011. O Detran esclareceu, no início da noite, que o suspeito não é, nem foi, servidor da autarquia, apenas participou da Banca Examinadora do Detran/DF, na função de Secretário (vistoriador), pelo seguimento ;vagas ofertadas à comunidade;, de agosto de 2004 a setembro de 2005.

Até o momento não foi constatada nenhuma participação de funcionários da autarquia.

Com informações de Adriana Bernardes

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação