Cidades

Nove pessoas são presas e 9,2 mil mídias falsificadas apreendidas em ação

A operação antiparataria ocorreu próximo à feira da Ceilândia nessa quinta

postado em 19/04/2013 09:28

A maioria das pessoas envolvidas com a venda de mídias piratas utilizava uma espécie de grade para expor a mercadoria ilegal

Uma operação antipirataria da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e da Polícia Civil no centro de Ceilândia apreendeu 9,2 mil CDs e DVDs falsificados no fim da tarde dessa quinta-feira (18/4). Além das apreensões, dez pessoas envolvidas na venda do material ilegal foram presas.

Um adolescente foi apreendido entre os detidos e foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente. Os demais presos, que tinham entre 20 e 42 anos, foram levados à Delegacia de Combate aos Crimes de Propriedade Imaterial (DCPim). Foi registrado o flagrante pelo crime de violação do direito autoral.

Oito deles pagaram fiança de R$ 300 e foram liberados para responder ao processo em liberdade.

A Seops e a Polícia Civil chegaram ao local já com os alvos definidos a partir de um levantamento de informações realizado na última semana. Foram identificados no local 15 vendedores. Cinco conseguiram fugir. A maioria utilizava uma espécie de grade para expor a mercadoria ilegal.



[SAIBAMAIS]De acordo com o subsecretário de Operações da Seops, Carlos Alencar, esta é uma das táticas que os ambulantes adotaram para tentar fugir da fiscalização. ;Eles utilizam esse material porque ele é leve e fácil de levar na mão, o que facilitaria a fuga. Mas esse procedimento provou não ser efetivo. A única maneira de evitar a atuação do Estado é trabalhar dentro da lei;, avisa Alencar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação