Cidades

Briga entre grupos rivais termina com 3 feridos em festa na Esplanada

Ao tentar separar uma briga em uma das tendas da festa, as três pessoas acabaram feridas. Autor das facadas foi preso na Asa Norte

postado em 21/04/2013 08:28

Uma briga entre grupos rivais terminou com pelo menos três pessoas feridas, entre elas um policial militar, e um homem preso, no primeiro dia de festas do aniversário de Brasília, na Esplanada dos Ministérios. De acordo com a 5; Delegacia de Polícia (Setor Central), por volta das 5h deste domingo (21/4), o soldado Élio Cristiano Mattos de Figueiredo, 26 anos, e outro PM, tentaram conter a confusão em uma das tendas montadas no local, perto do Museu da República, e acabou ferido com facadas no rosto e no ombro. Ele foi encaminhado em estado de choque para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), mas passa bem.

Erick Hernandes de Abreu, 21 anos, responderá por três tentativas de homicídio qualificado

Segundo o delegado de plantão da 5; DP, Reinaldo Vilar, o suspeito de esfaquear as vítimas é natural do estado de São Paulo. Erick Hernandes de Abreu, 26 anos, contou que está na cidade há duas semanas à procura de um emprego e negou pertencer a alguma gangue. Ele responderá por três tentativas de homicídio qualificado. A pena varia de 12 a 30 anos, podendo ser diminuída em até um terço por ser tentativa. A polícia também apreendeu três armas brancas: uma barra de ferro, uma espécie de machado e a faca usada para ferir o policial. De acordo com Reinaldo Vilar, alguns menores envolvidos na briga foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), e devem responder por ato infracional análogo ao crime de lesão corporal.



Prisão

A polícia prendeu o autor das facadas na Asa Norte. Os outros dois suspeitos foram detidos na hora da confusão. Além do PM, ele feriu o tatuador Tiago Pinheiro Souza, 20 anos, e o auxiliar de jardinagem Eduardo Ferreira, 19 anos. Tiago foi atingido nas costas e está com um ferimento na cabeça, causado por um golpe com uma barra de ferro, segundo relato dele ao Correio. Eduardo também foi agredido com golpes de barra de ferro e facadas.

Policial que foi agredido presta esclarecimento na 5a DP

Uma testemunha, o auxiliar administrativo Paulo César Cordeiro, 26 anos, afirma ter presenciado o momento da agressão. De acordo com ele, na hora da briga, dois rapazes portavam facas. Quando os policiais foram tentar conter a briga, um dos suspeitos agrediu Élio. ;A intenção da pessoa era matar;, relata.

Após a confusão durante o evento musical, os grupos continuaram a discutir na delegacia, onde foram ouvidos pelo delegado. Há relatos de que se tratam de grupos rivais: de um lado os anarco-punks e do outro os street-punk, que estavam com outro grupo conhecido como skinheads não-nazistas. Reinaldo Vilar afirma que a briga não foi marcada, mas ressalta que conflitos como esse são comuns entre esses grupos.

Ocorrências

Durante a noite de festa, que reuniu cerca de 50 mil pessoas na Esplanada, segundo a Polícia Militar, foram registradas ocorrências de furto de veículo, porte e uso de drogas, roubo, desacato, além da tentativa de homicídio contra o policial e as outras duas pessoas. Uma arma foi apreendida.

Veja a reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação