Cidades

Cerca de 10 mil fiéis visitaram a imagem peregrina de Nossa Senhora

Durante três dias de louvor em Brazlândia, os devotos podem participar de missas e visitar a réplica que veio de Portugal

postado em 21/04/2013 15:27
Fiéis durante visita a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, exposta na igreja de Brazlândia
Aproximadamente 10 mil fieis já visitaram a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima que veio de Portugal e está exposta na igreja de Brazlândia ao longo deste fim de semana durante a Festa da Mãe com o Filho. Neste domingo (21/4), os devotos da santa foram até o local e participaram de missas. A primeira cerimônia ocorreu às 7h30 e a segunda às 10h de hoje. Até o fim do dia, mais duas solenidades serão realizadas, uma às 17h, voltada para idosos e doentes, e a última às 20h, para os jovens. A igreja ficará aberta para visitação até às 23h.

A réplica da santa, que possui um metro de altura, chegou por volta das 18h de sábado na Administração de Brazlândia. Em procissão - quando os fiéis cantaram e rezaram o terço -, a imagem foi levada até à igreja local, que ficou aberta até meia-noite e foi reaberta às 6h de hoje.



A imagem de Nossa Senhora de Fátima ficará até amanhã na cidade. Haverá uma missa às 7h30 e depois a santa se despede dos fiéis para continuar a peregrinação pelo mundo.

A aposentada Aparecida Gonçalves de Castro, 76 anos, nasceu e cresceu em um lar católico. Desde criança, aprendeu com a mãe os princípios do cristianismo e a devoção por Nossa Senhora de Fátima. Repassou a fé para os filhos e saiu ontem de Sobradinho para visitar a imagem da santa peregrina em Brazlândia.

Aparecida Gonçalves de Castro e Miriana Gonçalves Candido durante visita a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima
Acompanhada da filha, Miriam Gonçalves Cândido, 50 anos, esteve no Santuário Menino Jesus de Praga esta tarde para agradecer bênçãos recebidas. ;Sempre que posso venho agradecer o dom da vida, a saúde da minha família, meu trabalho e os amigos que tenho;, disse a funcionária pública após rezar diante das imagens de joelho no chão.


Tradição

Há duas décadas, a Festa da Mãe com o Filho ocorre no Distrito Federal. Ela faz parte do calendário oficial do governo local e reúne fiéis durante três dias de louvor ; neste ano, em 20, 21 e 22 de abril. ;A imagem é muito representativa para a fé do povo. A ideia da celebração é mostrar que onde está a mãe está o filho e vice-e-versa;, afirma o padre Raphael Saboia, vigário do santuário.

De acordo com a crença católica, em 1917, Nossa Senhora apareceu em Fátima, Portugal, para três jovens pastores: Lúcia, Francisco e Jacinta. A Virgem Maria fez revelações que mais tarde ficaram conhecidas como os Segredos de Fátima. A primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima foi feita de acordo com indicações da irmã Lúcia, que recebeu da virgem o segredo mostrando como deveria ser a réplica que viajaria o mundo.

A imagem peregrina foi oferecida pelo Bispo de Leiria e coroada pelo arcebispo de Évora, em 1947. Depois de percorrer os continentes, a escultura original fica hoje no Santuário de Fátima, em Portugal. Ao longo do ano, ela passa por vários países. Tanto a imagem original quanto as cópias produzidas nessa igreja foram abençoadas pelo papa João Paulo II.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação