Jornal Correio Braziliense

Cidades

Milhares de pessoas aproveitaram o dia de sol para homenagear Brasília

Segundo estimativa da Polícia Militar (PM), cerca de 100 mil pessoas participaram das diversas atividades durante todo o dia




A diarista Maria José Alves aproveitou a festa para ajudar a filha Luana, de 13 anos, a juntar dinheiro para um passeio a São Paulo. As duas prepararam um isopor com ;dim-dim; (um tipo de sorvete caseiro, feito em sacos plásticos) e foram de Taguatinga para a Esplanada. ;Ela [a filha] precisa de R$ 600 e estamos fazendo esse esforço. A gente aproveita a festa e tenta juntar um dinheirinho;, contou. Segundo ela, se conseguir vender todo o isopor vai apurar cerca de R$ 50.

A contadora Karine Tavares e o marido, levarram o filho, de 9 anos para participar das comemorações. ;A gente achou que podia ser um momento de lazer em família. Andar um pouco no centro do poder;. Ela arriscou a aventura de descer na tirolesa (cabo aéreo fixo em dois pontos, que o praticante percorre em uma espécie de cadeirinha) montada nas proximidades do Museu da República e disse que teve muito medo.

As atrações disponíveis para a população na Esplanada dos Ministérios motivaram a aposentada e estudante do primeiro semestre de fonoaudiologia Maria de Fátima Ferreira dos Santos, 56 anos, a passar mensagem sobre a necessidade de cuidar da voz. Cursando o primeiro semestre da faculdade de fonoaudiologia, ela decidiu voltar ao estudos para tentar ajudar a filha, de 21 anos, que tem deficiência auditiva.


;Quando era jovem, não tive oportunidade de estudar. Depois que me aposentei, decidi voltar para a escola para ocupar o tempo e também para ajudar a minha filha a ter uma vida melhor, já que ela tem deficiência auditiva;, disse à Agência Brasil.

Com o rosto pintado com a palavra voz, ela distribuía sorrisos e folders da Campanha da Voz 2013, organizada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. ;É muito importante conscientizar a população da importância dos cuidados para sempre manter a voz saudável. Também temos que disseminar o trabalho dos fonoaudiólogos;, frisou.

Para celebrar o aniversário de Brasília, o governo do Distrito Federal preparou uma programação com eventos esportivos, brincadeiras para as crianças e shows musicais de vários artistas nacionais.