Jornal Correio Braziliense

Cidades

Pouco mais da metade dos contribuintes brasilienses entregaram o IR

A correria da última hora pode provocar equívocos, que levam à malha fina. Especialistas alertam para os erros recorrentes



A apenas uma semana do fim do prazo para a entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda, pouco mais da metade dos 600 mil brasilienses previstos pela Receita Federal prestaram contas ao Leão. Até agora, 229 mil ; 38% do esperado ;ainda não cumpriram com a obrigação. Quem tem imposto a pagar e mesmo assim prefere se arriscar e deixar para enviar o documento nos últimos dias deve redobrar a atenção: tanto a primeira parcela quanto a cota única do pagamento vencem em 30 de abril, data-limite para apresentar a declaração para o Fisco.

Leia mais notícias em Cidades

Deixar para a última hora, alertam os especialistas, pode representar um risco para o contribuinte. A pressa, segundo o presidente da Fradema Consultores Tributários, Francisco Arrighi, abre precedente para erros comuns. ;Digitar o ponto, em vez de vírgula, por exemplo, é recorrente. O programa gerador da declaração não considera o ponto como separador de centavos;, explicou. Outra falha está na hora da dedução dos gastos com dependentes. O cidadão foca nas despesas e esquece que tem que declarar todos os rendimentos de cada uma das pessoas incluídas na declaração.