Cidades

Primeiras colocadas no concurso Minha Brasília retratam ícones de concreto

As três são representações da melhor combinação entre arquitetura e céu

postado em 23/04/2013 06:40

As fotos vencedoras do concurso cultural Minha Brasília, promovido pelo Correio Braziliense, em parceria com a operadora Vivo, têm muita coisa em comum. As três são representações da melhor combinação entre arquitetura e céu ; duas das características mais marcantes da cidade. Além de conversar entre si, as fotografias são produto do olhar de quem não nasceu aqui, mas acabou cativado por Brasília e para cá se mudaram. Vieram de São Paulo, Minas Gerais e Goiás e apaixonaram-se pelas belezas da capital brasileira.

Claudinei Mariano - 1º colocado

A imagem mais votada foi a da lua cheia alinhada ao cristal do topo da pirâmide do Templo da Boa Vontade (LBV), na 915 Sul. Recebeu 4.620 dos 21.725 votos computados na fase final do concurso, na qual internautas tinham que escolher a mais bonita entre 25 fotos selecionadas pela comissão julgadora. O autor do clique é o funcionário público Claudinei Antonio Mariano, 49 anos. O morador de Vicente Pires saiu de Mococa, no interior de São Paulo, para se estabelecer em Brasília em 1985.



Um dos lugares que mais gosta na capital do país é justamente o templo, que para ele é símbolo do respeito religioso. ;Saí do culto ecumênico e vi a lua bem em cima da pirâmide. Todo mundo deu um jeito de fazer a foto. Estava lindo com o fundo do céu no início da noite;, conta. Por ter sido o mais votado, ele vai ganhar um iPhone 4S de 16 GB.

Lucia de Lima - 2ª colocada

A segunda foto preferida pelos eleitores foi a que retratou a Torre de TV Digital vista de baixo para cima. A imagem integra a coleção de retratos das belezas de Brasília capturados pela mineira Maria Lúcia Guimarães de Lima, 52 anos. Franca admiradora das paisagens da capital, a dona de casa, natural de São João del Rei, sempre tem uma câmera nas mãos. ;Fotografo tudo que acho bonito. Serve como um guia para mostrar aos meus parentes que vêm de fora me visitar;, explica.

A Torre, último monumento de Oscar Niemeyer construído em Brasília, é um dos pontos turísticos de que ela mais gosta. ;Você vê todos os lugares daqui e também vê a torre de qualquer ponto da cidade. E o branco da torre com o azul do céu deu uma beleza de foto;, defende. A foto enviada por ela, feita em janeiro, recebeu 2.617 votos, 12,04% do total. O prêmio para o segundo lugar é um Samsung Galaxy S, com 8 GB.

Venilton Siqueira - 3º colocado

A última foto a integrar o pódio dos vencedores é também a combinação entre a genialidade de Niemeyer e a generosidade da natureza. A Esplanada dos Ministérios, com o Congresso Nacional ao fundo, sob a luz do céu avermelhado no nascer do dia. A imagem foi feita pelo servidor público Venilton de Siqueira, 46 anos, na manhã de 16 de março. Natural de Goianésia e morador do Núcleo Bandeirante, ele tem a fotografia como o hobby favorito e estava tão cedo na Esplanada para ajudar um colega de fotoclube a fazer um ensaio por ali.

Só de estar entre os 25 finalistas já foi para ele uma feliz surpresa. ;Mandei e-mail para a família, porque já considerei uma vitória. Mas ser premiado num concurso de fotografia é a realização de um sonho pessoal;, reconhece. O terceiro colocado recebeu 2.571 votos, 11.83% do total, e vai levar para casa um Nokia Asha 302.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação