Cidades

Confira as fotos dos três vencedores do concurso Minha Brasília

postado em 23/04/2013 06:40

1; lugar
Claudinei Antonio Mariano, 49 anos, funcionário público, morador de Vicente Pires
Foto: Templo da Boa Vontade
Arquiteto: Obra de R. R. Roberto, inaugurada em 21 de outubro de 1989


Parecia que a lua estava fazendo graça aos frequentadores da LBV naquele 23 de fevereiro passado. Na saída da reunião ecumênica que acontece aos sábados, todo mundo percebeu que a lua estava exatamente no centro do topo da pirâmide tão querida pelos moradores de Brasília. Claudinei pediu a câmera de um amigo emprestada e tirou uma foto. ;Parecia que a lua estava esperando para ser fotografada. Juntou um monte de gente e cada um fez a foto como pôde;, conta o servidor do Judiciário.

Leia mais notícias em Cidades

Foi a mulher dele, Lindelma Mariano, 42 anos, quem sugeriu a Claudinei que inscrevesse a foto no concurso Minha Brasília. ;A foto é tão bonita e diferente. Achei que ele tinha chances;, conta. Mas o autor do retrato mais votado na fase final da competição é modesto. Acredita que se o público gostou do retrato, foi por originalidade, não qualidade. ;Tem fotos com mais qualidade que a minha. Aliás, todas as fotos são muito bonitas. No meu caso, a diferença é a imagem original. A combinação do templo, a lua e o céu de Brasília deu certo;, avalia.

O paulista nascido na pequena Mococa, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, vive em Brasília desde 1985. Há anos frequenta a LBV, a quem ele atribui a mesma qualidade agregadora da capital brasileira. ;Me sinto muito bem aqui. Do mesmo jeito que Brasília representa todos os brasileiros, a LBV representa todos os sentimentos, as formas de fé.;





2; lugar
Maria Lúcia Guimarães de Lima, 52 anos, dona de casa, moradora da Asa Norte
Foto: Torre de TV Digital
Arquiteto: Obra de Oscar Niemeyer, inaugurada em 21 de abril de 2012

Havia tempos que ela estava de olho na última obra do mestre Oscar Niemeyer construída em Brasília. Ficou curiosa desde os tempos em que a torre, hoje quase onipresente no horizonte da capital, era apenas um croqui. Quando finalmente a Torre de TV Digital foi inaugurada, em abril do ano passado, Maria Lúcia juntou a família e fez da visita o programa de domingo. ;Achei isso aqui lindo demais. Estou sempre com a câmera na bolsa, adoro tirar foto dos monumentos de Brasília, mas esse aqui é um dos meus preferidos;, afirma.

Em janeiro, ela voltou a visitar o monumento. Foi na ocasião que tirou a foto que lhe renderia o segundo lugar no concurso Minha Brasília. Quando as inscrições foram abertas, ela se lembrou do retrato que fizera meses antes e decidiu arriscar. ;Naquele dia, o céu estava limpo. O que mais gostei foi o contraste do azul do céu com o branco da torre. Sempre fico impressionada com a beleza daqui;, confessa a mineira de São João del Rei, cidade integrante do circuito histórico de Minas Gerais.

Pela profissão do marido de Lúcia, o militar Ricardo Batista de Lima, 54 anos, a família já viveu em várias cidades. Mas Brasília conquistou a todos. ;Quando o Ricardo entrar na reserva, não vamos embora mais. Estamos até pensando em vender a casa em Minas. Comigo, foi uma paixão imediata. Deve ser porque sou do ano da construção da cidade!”





3; lugar
Venilton de Siqueira, 46 anos, servidor público, morador do Núcleo Bandeirante
Foto: Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional
Arquiteto: Obra de Oscar Niemeyer, inaugurada em 21 de abril de 1960

Venilton se levantou cedo no dia 16 de março para ajudar um colega do clube de fotografia em um ensaio com bailarinas na Esplanada. Mas ele chegou antes de todo mundo na locação. Pelo esforço, recebeu de presente o belo cenário que a votação popular colocou em terceiro lugar no Minha Brasília. ;Me chamou a atenção o céu muito vermelho atrás do Congresso. Fiz poucas fotos, mas não dava para não fazer;, conta. Para ele, a imagem é uma das representativas de Brasília. ;A capital é poder. E nada traduz mais o poder do que o Congresso Nacional.;

Natural da cidade de Goianésia, interior de Goiás, ele chegou ainda criança a Brasília e se vê como um brasiliense de coração. ;Amo essa cidade. Nunca saí daqui;, diz. Há cinco anos, ele integra o Candango Fotoclube. A convivência com outros entusiastas ajudou a aprender mais sobre fotografia, hobby pelo qual é apaixonado. Tanto que ele anda com a câmera para tudo quanto é lado.

Foi a irmã quem deu a dica para ele participar da competição promovida pelo Correio. ;Lembrei dessa foto. Quando o meu clique ficou entre as 25 finalistas, a felicidade para mim já foi enorme. Mandei email para a família toda;, conta Venilton. Mas estar entre as três imagens mais bonitas entre as 783 cadastradas que concorreram significa muito mais. ;É uma realização pessoal. Este é o segundo concurso que participo, me considero amador. Estar entre os vencedores de um concurso assim é um grande prêmio.;





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação