postado em 03/05/2013 21:30
Homens do Corpo de Bombeiros foram acionados no fim da tarde desta sexta-feira para verificar um possível vazamento de gás que incomodou muitos moradores da quadra residencial 303 do Sudoeste. Por volta das 18h, vizinhos reclamaram do forte cheiro que exalava pela rede de esgoto.Ao chegar ao local, os bombeiros verificaram que o odor não se tratava de gás de cozinha (GLP) e suspeitaram de um possivelmente vazamento de hidrocarboneto, que é provocado por resíduos de combustíveis como gasolina ou óleo queimado.
No entanto, o relato do porteiro de um edifício da quadra 103, que também foi atingida pelo forte cheiro, mudou os rumos da investigação. Segundo o funcionário, na tarde de hoje, uma equipe de uma empresa especializada em gás visitou o local para a realização de um teste. Segundo ele, ao terminar o serviço, os homens teriam despejado dois galões de uma substância desconhecida na rede de esgoto, o que estaria provocando o odor.
Como os aparelhos utilizados pelos bombeiros não detectaram a presença de GLP, a possibilidade é que o material descartado tenha sido mercaptano, uma substância que é adicionada ao gás de cozinha e que proporciona o cheiro desagradável quando ocorre vazamentos de GLP - uma vez que misturados, o propano e o butano são inodoros.
A Defesa Civil e o Ibram foram acionados para investigar o caso. Os bombeiros descartaram, porém, qualquer risco de explosão ou intoxicação.