Questionado sobre a repercussão causada pelo anúncio da compra de capas de chuva para policiais, que resultou na demissão do coronel Suamy Santana, o novo comandante-geral da Polícia Militar, Jooziel de Melo Freire, afirmou que não falará sobre nada do que aconteceu no passado. "Vamos caminhar daqui para frente, não quero pensar nas coisas que já passaram. Agora é uma nova fase", disse o coronel, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (6/5).
O novo comandante está desde 1987 na Polícia Militar e sua primeira experiência no comando de um Batalhão foi no 8; BPM, em Ceilândia. Jooziel de Melo Freire também já atuou como secretário adjunto de Segurança Pública, o que afirmou ser fundamental para o bom andamento do comando.
[SAIBAMAIS]Na última sexta-feira, o comandante realizou visitas em todos os batalhões do Distrito Federal e fez uma reunião geral com todos os comandantes dos batalhões. Ele está respondendo oficialmente pelo comando desde quinta-feira, quando foi nomeado. Porém, a troca de comando oficial será realizada na próxima terça-feira (7/5).
Quando questionado sobre a possibilidade de mudanças, o novo comandante-geral afirmou que, se necessário, fará alguns ajustes. Um de seus projetos é dar continuidade ao programa Ação pela Vida, uma integração da Polícia Militar com órgãos do governo e forças policiais. Além disso, pretende investir nas melhorias das condições de trabalho e de saúde da tropa policial e afirmou que dará andamento na licitação da instalação das câmeras.
A coletiva de imprensa ocorreu na sede do Comando Geral da Polícia Militar e estiveram presentes também o secretário de segurança pública, Sandro Avelar e o chefe da Casa Militar do GDF, coronel Rogério Silva Leão.
Com informações de Almiro Marcos
Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]