Mais 14.187 pessoas foram convocadas hoje para habilitação no programa Morar Bem, do Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Dos inscritos, 10.000 são individuais e 4.187 se candidataram ao programa por meio de entidades. Os que estão na lista têm prazo para se apresentar junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) para comprovar documentação. Depois dessa fase de habilitação, vem a fase de contratação junto às entidades financeiras para depois chegar à fase do recebimento das chaves dos imóveis.
Essa é a quarta grande convocação feita em 2013 para o programa habitacional (já foram mais de 56 mil chamados este ano), que se destina a várias faixas de renda (até 12 salários mínimos: R$ 8.136,00). Os critérios para participação são basicamente se encaixar no perfil de renda, morar há pelo menos cinco anos no DF, não ser proprietário de imóvel na capital federal e ser maior de 18 anos.
Até agora já foram lançadas cerca de 85 mil unidades habitacionais. A meta do governo é chegar ao fim de 2014 com 100 mil. "Ainda não é momento para comemorar, mas estamos obtendo êxito e temos tudo para superar essa meta. Isso representa uma mudança de paradigma na política habitacional do Distrito Federal", disse há pouco o governador Agnelo Queiroz, durante evento no Palácio do Buriti em que anunciou a nova convocação.
O programa, que tem projetos em várias regiões administrativas do DF, oferece condições facilitadas para aquisição da casa própria, como juros menores e prazos extensos. Trata-se de uma parceria entre o DF e União, sendo que um disponibiliza o terreno (GDF), o outro entra com o acesso aos financiamentos (Governo Federal). Já o futuro proprietário, paga as parcelas. Mais informações sobre o programa e os prazos a serem cumpridos podem ser buscadas no site: (www.morarbem.df.gov.br)
[VIDEO1]
[VIDEO2]
Veja a reportagem da TV Brasília
[VIDEO3]