postado em 07/05/2013 12:34
Uma pesquisa publicada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), na manhã desta terça-feira (7/5), revela que 22,23% da população do DF possui algum tipo de deficiência. Intitulado como o "Perfil das pessoas com deficiência no Distrito Federal", o documento é feito com base nos dados apresentados pelo Censo de 2010, o departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), o Ministério do Trabalho e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).Outra análise apontada pelo perfil mostra que das 44.251 pessoas nascidas vivas em 2010, 0,75% tinham alguma anomalia congênita, ou seja, menos de 1% da população do DF nasceu com alguma deficiência. Isso equivale dizer que a maioria das deficiências são adquiridas e, de acordo com os pesquisadores, elas são provenientes de acidentes e de violências.
A maior ocorrência de pessoas deficientes está entre a faixa etária dos 30 e 64 anos. De maneira geral, as mulheres têm maior incidência de deficiência, menos as mentais, em que os homens são maioria. Segundo a pesquisa, as deficiências atingem as pessoas sem uma diferença significativa de raça, cor, ou situação econômica.
As cidades que possuem maior número de pessoas deficientes são o Gama, com 27,20%, e Riacho Fundo II, com 25, 54%. Vicente Pires, com 14,01%, e Estrutural, com 13,17%, são as cidades do DF com o menor registro de deficiência.
Com informações de Gizella Rodrigues