Desde as 7h30 desta quinta-feira (9/5), vários fiéis já marcavam presença sob a árvore sucupira localizada na Chácara da Gruta, no Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia. Na maior favela do DF, os peregrinos continuam a parar exatamente debaixo do galho que goteja a substância que, segundo o padre da Igreja Ortodoxa Ribamar Rodrigues Dias, 45 anos, seria o gelo que derreteria durante 7 dias, um símbolo da aparição de Nossa Senhora no local. Pelo menos 200 pessoas passaram por lá até às 10h.
Os religiosos trazem garrafas, taças, vasilhas e até potes de sorvete para coletar as gotas que caem de uma espécie de esponja branca do galho do espécime. Em círculos de orações, se emocionam. Dentre os visitantes estava Joaquina de Carvalho Barbosa, 61 anos, moradora da Arniqueiras. Ela disse que veio pedir saúde e paz para a família e que, como o local é de difícil acesso, levou mais de duas horas para encontrá-lo. "Sou devota de Nossa Senhora, acredito no milagre e tenho muita fé. Se o que está pingando for seiva, essa é a visão dos cientistas. Para mim só pode ser uma bênção Divina."
O milagre
Desde às 12h da última sexta-feira (3/5), parte do um líquido que é disputado por fiéis à espera de um milagre. Homens, mulheres e crianças, com os olhos voltados para o alto, oram com as fotos de familiares nas mãos. Eles creem que uma única gota da água do galho será capaz de curar qualquer enfermidade.
Com informações de Luiz Calcagno