postado em 09/05/2013 11:18
O Hospital de Campanha montado para tratar os casos de dengue em Brazlândia registrou 253 casos confirmados da doença em cinco dias de atendimento. Deste número, apenas 75 são moradores do Distrito Federal. A maioria, 178 doentes, moram no Entorno, principalmente em Águas Lindas, o que corresponde a cerca de 70% dos casos.[SAIBAMAIS]Hospital de Campanha
O objetivo da instalação, que foi montada ao lado do hospital regional da cidade, é atender pessoas contaminadas com a doença. A estrutura deve permanecer na cidade até que o avanço da doença nos municípios goianos da Região Metropolitana de Brasília esteja controlado.
O hospital conta com três consultórios, sala de observação e tenda complementar para realização de testes com resultados em até 10 minutos. O paciente passa primeiro por uma triagem no hospital regional, que o encaminha para a unidade especializada caso apresente sintomas de dengue.
Estatística
Os casos de dengue no Distrito Federal entre janeiro e abril cresceram sete vezes em 2013, comparado com o mesmo período de 2012. Ao todo, foram confirmados 2.566 casos neste ano contra 336 no ano passado. Os números são da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde do DF, divulgados nesta quarta-feira (8/5).
O relatório aponta que Ceilândia, Samambaia, e Brazlândia são as cidades com o maior número de casos confirmados nos primeiros quatro meses do ano. Ceilândia com 403 casos; Samambaia com 365; e Brazlândia com 212. As cidades com menos casos são Sia, Varjão e Candangolândia, com menos de cinco registros em 2013.
Em relação à proporção de 100 mil habitantes, a cidade com maior de incidência de casos é Sobradinho II, onde a proporção é de 564,4 pessoas atingidas pela doença. Depois de Sobradinho II, aparacerem Brazlândia, Itapoã e Estrutural. As cidades com menor incidência de casos nessa situação são Sudoeste, Sia e Jardim Botânico.