Cidades

Famílias de detentos vão poder fazer exames de saúde em dias de visita

Inciativa faz parte da Ação Visitante com Saúde e tem o objetivo de tratar as pessoas que visitam familiares ou conhecidos nos presídios do DF

postado em 15/05/2013 19:01

Familiares de detentos vão poder fazer exames de saúde, consultas odontológicas e tirar dúvidas sobre os processos na Justiça durante os dias de visita. A inciativa faz parte da Ação Visitante com Saúde ; Interno Mais Saudável, lançada nesta quarta-feira (15/5) pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe).

A ação começou nesta quarta e deve se repetir na quinta-feira (16/5) e também na próxima semana, nos dias 22 e 23, dias de visita nos presídios de Distrito Federal. O Centro de Detenção Provisória (CDP) foi o primeiro presídio que recebeu os serviços, mas a ação ocorrerá em todos os presídios do DF.

O centro recebe, por dia de visita, cerca de 800 visitantes, e a expectativa é de que cada pessoa receba ao menos três tipos diferentes de atendimento. Ao todo, cerca de 15 profissionais da área de Saúde de São Sebastião atuaram nesta ação no CDP.

Além dos exames de verificação de triglicerídeos, glicemia e colesterol, o visitante vai receber também orientações de bem estar e cuidados com a saúde, diagnóstico de câncer bucal e de mama.



No caso de alguma alteração no resultado, o paciente é encaminhado para um médico que está atendendo no local, que pode medicar o doente ou mesmo entregar um encaminhamento para consulta em outro posto da rede de saúde.


As consultas e exames podem ser feitos de 8h as 17h, sem necessidade de cadastro prévio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação