Cerca de 100 moradores do assentamento Mangabeira, em Planaltina, fizeram manifestação contra a remoção de construções irregulares na área da Terracap na manhã desta quinta-feira (16/5). Os manifestante fizeram barricada para impedir a atuação dos órgãos responsáveis.
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta de 7h30 desta quinta, os moradores atearam fogo em pneus, entulhos e até ameaçaram incendiar botijões de gás para bloquear a passagem dos funcionários do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo, da Agência de Fiscalização (Agefis) e da Secretaria da Ordem Pública e Socieal do Distrito Federal (Seops-DF) . O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal também estão no local para prevenir maiores conflitos.
Assista ao vídeo que mostra a retirada dos invasores nesta quarta:
[VIDEO1]
A assessoria da Seops ressaltou que os moradores da área foram avisados da remoção das contruções com uma semana de antecedência. Além disso alguns caminhões do GDF foram cedidos para fazer a transferência das pessoas e dos móveis para o local que elas quisessem, como casas de familiares.
O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo indicou que as características da ocupação irregular não são habitacionais, mas sim de especulação imobiliária.
De acordo com informações do GDF, 600 lotes já estavam demarcados, 428 eram de construções erguidas e 150 estavam ocupadas, um espaço equivalente a 27 campos de futebol. A desocupação do assentamento começou na manhã de quarta-feira (15/5), erguidas em área da Terracap com tamanho equivalente a 27 campos de futebol.
O Executivo começou a remoção ontem e 92 edificações foram derrubadas. A expectativa é de que até sábado todas as famílias sejam removidas do local. A ocupação começou em fevereiro de 2011 por integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasília (Sintraf/DF).