Cidades

Melhor foto na companhia do animal de estimação ganhará prêmio em concurso

De 4 a 7 de junho, será realizada a pré-seleção interna e a votação popular começa no dia 7. O público terá uma semana para eleger a imagem preferida pelo site

postado em 17/05/2013 07:09
Pelo menos uma vez por semana, o Correio publica reportagens sobre animais. Na seção Bichos, da Revista do Correio, o leitor pode se informar sobre os cuidados com os pets, como alimentação e saúde. Na internet, é o blog Mais Bichos que traz as novidades e mantém o internauta antenado no mundo animal. Agora, outro espaço vai mostrar o amor dos donos pelos mascotes. É o concurso Você e seu bicho de estimação, cujas inscrições começam na próxima semana.

Segundo profissionais, para fazer imagem de gatos é preciso muita paciência: sensibilidade

A proposta é simples, basta fazer um clique do pet e enviar para a página do concurso no site www.correiobraziliense.com.br. O dono também precisa aparecer na fotografia. Não importa a raça ou a espécie. Vale cachorro, gato, papagaio, tartaruga, peixe, coelho, cavalo. A única exigência é que seja doméstico. Interessados em participar da disputa já podem começar a contagem regressiva e ensaiar as poses. O prazo para enviar as imagens vai de 24 de maio, próxima sexta-feira, a 4 de junho. São menos de duas semanas para participar do processo.



De 4 a 7 de junho, será realizada a pré-seleção interna e a votação popular começa no dia 7. O público terá uma semana para eleger a imagem preferida pelo siteComo no último concurso promovido pelo Correio, o Minha Brasília, haverá uma comissão julgadora para escolher as 25 fotos mais originais e criativas. De 4 a 7 de junho, será realizada a pré-seleção interna e a votação popular começa no dia 7. O público terá uma semana para eleger a imagem preferida pelo site. No dia 14, encerra-se a votação, e o resultado sai na semana seguinte. Em breve, os prêmios serão anunciados.

Lembrança

Desde 2005, a fotógrafa Vanessa Fermino, 27 anos, se especializou em clicar bichos. À época, havia pouca demanda para fazer books individuais. Ainda assim, ela manteve a parceria com a veterinária Sylvia Angélico. No site www.fotopets.com.br estão disponíveis alguns dos trabalhos da dupla, que atende em São Paulo. ;Tentamos criar um mercado, porque não era muito comum. Agora, a procura é maior. Os donos querem registrar a chegada do bichinho na família, ele crescendo ou mesmo idoso, para guardar a foto de lembrança;, explica.

Vanessa ressalta a diferença entre fotografar paisagens, pessoas e animais. Ela sugere que o dono procure ajuda de alguém para garantir a melhor imagem. ;A principal diferença nesse tipo de fotografia é que o bichinho não vai fazer aquilo que queremos. Ele não espera o clique parado, sorrindo. Não há colaboração, observamos por um tempo e, quando ele faz uma gracinha, batemos a foto;, aconselha. A fotógrafa garante que alguns truques para chamar atenção dos cachorros funcionam, como utilizar brinquedos barulhentos e petiscos, principalmente se eles têm alguma noção de adestramento.

Luz natural

Não usar flash forte e apostar na luz natural é quase uma regra. ;O flash causa aquele efeito de olhos vermelhos. É bom fazer durante o dia, com o sol da manhã, quando não está quente porque o calor os deixa incomodados. Com os gatos, é preciso um esforço ainda maior para ele não perceber que estamos tentando fotografá-lo, porque eles se escondem. Comece de longe e vá se aproximando, para ele se acostumar. É quase o trabalho de clicar um animal selvagem;, define. O desafio está lançado, afinal, não só o Correio guarda um lugar cativo para eles. O brasiliense também.

Programe-se

24/5: Começam as inscrições

4/06: Prazo final para envio das fotos

4 a 7/6: Comissão julgadora do Correio faz a pré-seleção de 25 fotos

7 a 14/6: Prazo para a votação popular no site

Semana seguinte a 14/6: Resultado final

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação