Cidades

Moradores voltam ao assentamento Mangabeira para recuperar móveis

Operação de derrubada de construções irregulares continua pacificamente após um dia de manifestação; maioria dos moradores já desocupou o local

postado em 17/05/2013 10:44

Ex-moradores voltam ao assentamento para pegar os móveis das casas derrubadas
Nesta sexta-feira (17/5), último dia da operação (17/5) de desocupação do assentamento Mangabeira, em Planaltina, a maior parte das pessoas já tinha desocupado o local e alguns dos ex-residentes foram ao terreno apenas para recuperar os móveis.

A Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) estava no local desde 6h com caminhões para recolher entulhos e a Polícia Militar ainda acompanha os trabalhos.

Os moradores estavam revoltados com a retirada. Saul Pereira, 36 anos, disse que procura com a mulher e o cunhado um novo lugar para morar. "Estávamos aqui há seis anos. Pagamos pouco mais de R$2 mil por um direito de posse da terra, mas eles demoliram nossa casa. Há uma chácara nas proximidades que ocupa esse mesmo terreno, e eles não foram retirados. Gostaria de saber o porquê. Para mim essa área não pertence a Terracap", lamentou.

Manifestação

Na manhã de quinta-feira (16/5), um, entulhos e até ameaçaram incendiar botijões de gás para bloquear a passagem dos funcionários do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo, da Agência de Fiscalização (Agefis) e da Seops.

Nove líderes do protesto acabaram detidos por desacato e foram encaminhados para a 16; Delegacia de Polícia (Planaltina).

Com informações de Luiz Calcagno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação