Para a festa de inauguração e o jogo de abertura do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha neste sábado (18/5), a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e a Agência de Fiscalização (Agefis), com o apoio de policiais militares vão fazer um esquema especial de fiscalização que servirá como primeiro teste para o jogo de abertura da Copa das Confederações, em 16 de junho.
A operação começa às 19h30 desta sexta-feira (17/5) e termina às 21h de sábado (18/5) com fiscalização em raio de dois quilômetros da arena para evitar a ação de ambulantes desautorizados.
[SAIBAMAIS] Cem vendedores foram autorizados pela Coordenadoria das Cidades a trabalharem na venda de bebidas durante o evento. Todos serão identificados por crachás. A permissão dá a eles o direito de ocuparem a faixa central do Eixo Monumental, entre a Funarte e o Centro de Convenções, além do estacionamento do Parque da Cidade.
Ficarão proibidas a instalação de tendas e a utilização de carrinhos ou outros equipamentos removíveis. As mercadorias deverão ser armazenadas em caixas de isopor.
Está permitida a comercialização de cervejas, refrigerantes e água, mas não de destilados. Aqueles que desrespeitarem os limites estabelecidos vão ter as mercadorias apreendidas pela Agefis. O mesmo irá ocorrer com os vendedores desautorizados que insistirem em avançar o local estabelecido para eles.
"A integração dos órgãos fortalece todo o nosso treinamento e faz parte das exigências da Fifa quanto à fiscalização nos locais próximos ao estádio. Vamos conseguir deixar livres os espaços para que o público possa transitar tranquilamente", garante o superintendente de fiscalização da Agefis, Cláudio Caixeta.