Cidades

Atraídos por falsa promessa de bons salários, asiáticos fazem fila na PF

Bengaleses procuram a Superintendência da Polícia Federal na capital goiana para obter refúgio

Renato Alves
postado em 18/05/2013 07:49
Grupo de bengaleses chegou a Brasília há cerca de um mês: em busca de uma vida melhor

Cidadãos de Bangladesh fazem fila na frente da Superintendência da Polícia Federal em Goiânia. Distante 200km de Brasília, a capital goiana é procurada pelos bengaleses para obter o documento que pode facilitar a vida na capital do país. Gente do país do Sudoeste Asiático vem à procura de emprego, moradia, comida e segurança. No entanto, atraídos por falsas promessas de salários de até R$ 3 mil, esses estrangeiros acabam vítimas da exploração de quadrilhas internacionais, como revelou o flagrante ocorrido em Samambaia, quarta-feira. A Polícia Federal indiciou dois homens que seriam responsáveis pelo tráfico internacional dos bengaleses.

A unidade da PF em Goiânia recebeu 64 estrangeiros vindos de Bangladesh apenas em maio. Dez, somente ontem. Eles procuraram o órgão para pedir refúgio, o que facilita a obtenção da carteira de trabalho brasileira. Para se ter uma dimensão da quantidade, até 2012, a média de pedidos desse tipo na unidade policial em Goiás era de quatro por ano, incluindo todas as nacionalidades. Em março de 2013, quatro bengaleses requisitaram o refúgio. Em abril, mais oito.

Bengaleses procuram a Superintendência da Polícia Federal na capital goiana para obter refúgio

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação