Cidades

Inauguração do Mané é marcada por protestos e pela vitória do Brasiliense

Presidente Dilma e Agnelo Queiroz deram o pontapé inicial; do lado de fora, os protestos contra a Copa e uma modelo com pinturas pelo corpo chamaram a atenção

postado em 18/05/2013 20:15
A presidente acena após o pontapé inicial

O dia foi de festa e de protestos na inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. As solenidades começaram por volta das 10h30 deste sábado (18/5), quando a presidente . A presidente, que foi acompanhada pelo governador Agnelo Queiroz, cumprimentou 20 operários que participaram da reforma do estádio e ainda homenageou o jogador que dá nome ao lugar. ;É uma homenagem a um atleta que era um gênio, um grande improvisador;, disse.

[VIDEO1]

Por sua vez, Agnelo Queiroz, parabenizou a todos os trabalhadores envolvidos no na obra. ;Nosso país deu um drible no pessimismo de alguns;, disse. O governador ressaltou ainda que a reconstrução da arena serviu para que o DF crescesse e distribuísse a renda. Além disso, lembrou que a obra poderá servir como rota internacional de grande shows e eventos.

Protesto do lado de fora do novo Estádio Nacional de Brasília

, fazendo com que os torcedores caminhassem a pé por mais de 1 quilômetro debaixo de sol. ;Vale a pena;, disse Antônio Carlos, que trabalhou nas obras de construção do estádio por um ano e meio. ;Quero ver o jogo, mas o que quero ver de verdade é o estádio;, completou.

A falta de informação dentro e fora do estádio, por exemplo, atrapalhou um pouco. Não havia qualquer sinalização sobre os locais de entrada e bilheteria, procurada por torcedores que queriam trocar assentos. Dentro do estádio, os celulares não funcionavam normalmente.

Na primeira atividade relacionada a futebol no novo Mané Garrincha, a velha prática de venda de ingressos por cambistas foi comum. . Embora a prática seja ilegal, foi a saída para alguns torcedores que ainda não tinha ingressos.

A Polícia Militar estava trabalhando para impedir a venda, mas ainda não havia divulgado quantas pessoas haviam sido detidas e quantos ingressos apreendidos.

Ainda do lado de fora do Estádio Nacional, manifestantes do Comitê Popular da Copa se reuniram para dar um cartão vermelho para a Copa, pois, segundo eles, ela viola os Direitos Humanos. (MTST), que pediam, aos gritos, moradia. As manifestações causaram problemas no trânsito e a polícia foi obrigada a intervir, utilizando gás de pimenta.

A modelo Clariane Caxito, 25 anos, surgiu nua com a pele pintada com motivos da Copa

E teve quem aproveitasse dos holofotes da comemoração para ter 15 minutos de fama. A modelo e chamou a atenção do público. ;Vim divulgar o trabalho do artista plástico Madison Araújo, que vai pintar 12 modelos, uma para cada cidade sede;, explicou a moça.

Campeonato

Após dois gols anulados e a expulsão do técnico do Jacaré, o jogador Bocão fez história ao marcar o primeiro gol no Estádio Nacional de Brasília Mane Garrincha.

No final da partida, aos 47 minutos, Romarinho, que entrou no segundo tempo, recebeu belo cruzamento de Luís Augusto e bateu de primeira para fazer o terceiro e sacramentar a justa vitória do Jacaré, campeão brasiliense de 2013.

Vitória do Brasiliense no Candangão

A disputa entre os times finalistas Brasília e Brasiliense foi considerada tanto pelo governo local quanto pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) como um pré-teste para a Copa das Confederações, em junho, e Copa do Mundo de 2014. O objetivo da Fifa é tentar aproximar, ao máximo, os padrões de organização e segurança dos eventos promovidos pela federação internacional. Mas o grande teste acontecerá no dia 26, quando o Mané Garrincha receberá Santos e Flamengo para um jogo amistoso que teve 73 mil ingressos disponibilizados, dos quais 60 mil já foram vendidos. O número representa a capacidade total do estádio.

Volta para casa
O trânsito ficou complicado na volta para casa, mesmo com as intervenções dos agentes do Detran e da Polícia Militar, as vias ficaram congestionadas por mais de uma hora após o término do jogo. Por volta de 20h15, o trânsito estava mais tranquilo.

Para quem seguia pela Estrutural ou pela EPTG, a situação estava mais complicada por causa da Pentencostes, evento religioso que deve reunir 2 milhões de pessoas até este domingo (19/5) no Taguaparque, em Taguatinga.

Com informações de Jacqueline Saraiva, Fred Bottrel, Thiago Rizério, Bárbara Nascimento, Jéssica Raphaela, Mariana Niederauer, Cecilia Pinto Coelho, Juliana Braga, Ataide de Almeida Jr., Larissa Rodrigues e agências.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação