postado em 22/05/2013 19:21
Aproximadamente 450 medicamentos com data de validade vencida e a vencer foram descartados de forma incorreta no aterro do Lixão, na Estrutural, nesta quarta-feira (22/5). Os medicamentos de diversos tipos foram encontrados pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis).
A Drogaria Rosário é apontada como o maior suspeito de ser responsável pelo descarte ilegal, segundo fiscais de limpeza urbana da Agefis. O descarte de medicamentos deve ser feito pelas empresas, que devem recolher os medicamentos vencidos e promover o descarte na forma prevista em lei.
Esta infração é considerada gravíssima pela fiscalização por colocar em risco a saúde das pessoas e ainda por causar a degradação do meio ambiente. O responsável deverá pagar multa que varia entre R$ 15 mil e R$ 102 mil.
Em nota, a drogaria informou que apura o ocorrido para tomar as providências cabíveis e acrescenta: "todo descarte de medicamentos das lojas segue os padrões de segurança estabelecidos pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde aprovado pela Vigilância Sanitária".