Cidades

Agefis apreende 450 medicamentos descartados irregularmente na Estrutural

Os remédios encontrados no aterro do Lixão estavam com data de validade vencidas ou a vencer

postado em 22/05/2013 19:21
Os medicamentos de diversos tipos foram descartados de forma incorreta no aterro do Lixão
Aproximadamente 450 medicamentos com data de validade vencida e a vencer foram descartados de forma incorreta no aterro do Lixão, na Estrutural, nesta quarta-feira (22/5). Os medicamentos de diversos tipos foram encontrados pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis).

A Drogaria Rosário é apontada como o maior suspeito de ser responsável pelo descarte ilegal, segundo fiscais de limpeza urbana da Agefis. O descarte de medicamentos deve ser feito pelas empresas, que devem recolher os medicamentos vencidos e promover o descarte na forma prevista em lei.



Esta infração é considerada gravíssima pela fiscalização por colocar em risco a saúde das pessoas e ainda por causar a degradação do meio ambiente. O responsável deverá pagar multa que varia entre R$ 15 mil e R$ 102 mil.

Em nota, a drogaria informou que apura o ocorrido para tomar as providências cabíveis e acrescenta: "todo descarte de medicamentos das lojas segue os padrões de segurança estabelecidos pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde aprovado pela Vigilância Sanitária".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação