Cerca de 2 mil associados do Sindicato dos Permissionários de Táxis do Distrito Federal (Sinpetaxi) adediram à iniciativa contra a exploração sexual de crianças e adolescentes da Copa do Mundo de 2014. Os veículos foram escolhidos por serem uma das melhores formas de se atingir os turistas, que são o público alvo da campanha.
Uma pesquisa encomendada pelo conselho Nacional do Sesi mostra que há uma tendência de agravamento da exploração sexual em função do grande fluxo de turistas durante grandes eventos. A pesquisa, que analisou a situação na Bahia e em São Paulo, mostrou uma relação entre as denúncias de exploração sexual e a taxa de entrada de turistas estrangeiros no Brasil.
Na quarta-feira (28/5), será apresentada a campanha internacional "Não desvie o olhar", no ponto de apoio aos taxistas do Sinpetaxi, próximo ao aeroporto. Na ocasião, serão distribuídos adesivos e mensagens de alerta. A campanha terá início este ano e será veiculada em 20 países da Eupora e África, além do Brasil, com a contribuição de recursos da União Europeia (UE).
Em dezembro, quando a campanha foi oficialmente lançada, teve o apoio do Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal (Sintaxi), Associação dos Taxistas de Brasília (ATB) e Cooperativa de Condutores Autônomos de Brasília (Coobrás), totalizando, aproximadamente, três mil permissionários.