Cidades

Campanha mobiliza taxistas contra exploração sexual infantojuvenil

Veículos foram escolhidos por serem uma das melhores formas de se atingir os turistas, público alvo da campanha

postado em 28/05/2013 18:37

Os adesivos devem ser entregues para os taxistas que aderirem a campanha

Cerca de 2 mil associados do Sindicato dos Permissionários de Táxis do Distrito Federal (Sinpetaxi) adediram à iniciativa contra a exploração sexual de crianças e adolescentes da Copa do Mundo de 2014. Os veículos foram escolhidos por serem uma das melhores formas de se atingir os turistas, que são o público alvo da campanha.

Uma pesquisa encomendada pelo conselho Nacional do Sesi mostra que há uma tendência de agravamento da exploração sexual em função do grande fluxo de turistas durante grandes eventos. A pesquisa, que analisou a situação na Bahia e em São Paulo, mostrou uma relação entre as denúncias de exploração sexual e a taxa de entrada de turistas estrangeiros no Brasil.



Na quarta-feira (28/5), será apresentada a campanha internacional "Não desvie o olhar", no ponto de apoio aos taxistas do Sinpetaxi, próximo ao aeroporto. Na ocasião, serão distribuídos adesivos e mensagens de alerta. A campanha terá início este ano e será veiculada em 20 países da Eupora e África, além do Brasil, com a contribuição de recursos da União Europeia (UE).


A ideia é conter o turismo sexual, que poderia ser intensificado durante grandes eventos, devido ao grande número de turistas


Em dezembro, quando a campanha foi oficialmente lançada, teve o apoio do Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal (Sintaxi), Associação dos Taxistas de Brasília (ATB) e Cooperativa de Condutores Autônomos de Brasília (Coobrás), totalizando, aproximadamente, três mil permissionários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação