Luiz Calcagno
postado em 30/05/2013 07:34
Mesmo com chuva e quase uma hora e meia de atraso, cerca de 100 adolescentes, de grupos jovens de igrejas de todo o Distrito Federal, começaram a montagem dos tapetes para as comemorações do Corpus Christi, na Esplanada dos Ministérios. Em uma área delimitada por uma linha, eles estendem lonas pretas, que separam a areia e a serragem do chão, para conservar as imagens, e começam a espalhar a primeira camada dos materiais que vão compor os quadros. As lonas que ainda não foram usadas são usadas para cobrir e proteger o material e os desenhos finalizados.A previsão é de que a programação da manhã tenha pelo menos meia hora de atraso (veja programação abaixo). A tradicional celebração reúne fiéis de todo o Distrito Federal e de algumas cidades do Entorno, com programação que inclui shows e ritos sagrados. A expectativa da Arquidiocese de Brasília é de que 80 mil pessoas compareçam à Esplanada dos Ministérios para a festividade durante todo o dia. Além da missa solene e da procissão, este ano a novidade são os conjuntos musicais convidados.
Segundo o responsável pelo evento, padre George Albuquerque, a intenção é atrair um público diferenciado. ;É a primeira vez que vamos fazer a festa com os shows com objetivo de promover a Jornada Mundial da Juventude e atrair mais jovens. Recebemos muitos idosos e queremos que a juventude participe também;, afirma. No ano passado, tivemos 60 mil pessoas. Esperamos 20 mil a mais por causa dos shows;, calcula.
A data reafirma a importância da comunhão ; que representa a sintonia entre o devoto e o corpo de Cristo, simbolizado pelo pão ; e teria surgido no século 13, em Liége, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon. No DF, a primeira comemoração ocorreu em 1961. Fiéis fizeram uma pequena procissão, que saía da Igreja Santo Antônio, na 911 Sul, e ia até a igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na 307/308 Sul.
No DF, a missa, celebrada pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, é tradicionalmente seguida por uma procissão, que passa sobre um tapete com símbolos religiosos de 160 metros de comprimento. A peça será confeccionada, desde as 6h30, por 600 jovens de paróquias de todo o DF. Os materiais usados são: serragem, palha, tinta líquida, areia, borra de café e sal.
Coordenador da montagem do tapete, o voluntário da comissão de Corpus Christi Aloísio Parreiras está empolgado com o trabalho. Ele contou que os jovens ornamentarão a peça, feita em quadros, com símbolos litúrgicos usados na missa e acrescenta que haverá figuras representativas do Ano da Fé, instituído pelo papa Bento XVI, e ainda referentes à Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ), de 23 a 28 de julho. ;Faremos um total de 34 quadros. Teremos algumas imagens do Corcovado e do Cristo Redentor. O tapete é importante, porque é o local em que o bispo conduz o Cristo eucarístico e é o caminho da procissão. Para os jovens, esse trabalho significa o testemunho da fé eucarística. Participamos da Eucaristia e estamos aqui servindo;, explicou Aloísio.
Hoje à tarde, sacerdotes atenderão as pessoas que desejarem se confessar. Segundo o padre José Emerson Barros, a prática é importante. ;Quando a pessoa vai comungar, ela tem que estar com o coração em sintonia com Deus. É um momento em que ela recebe o próprio Jesus e precisa ter perfeita consciência do ato. A festa tem a intenção, justamente, de trazer os fiéis para expressar o valor da Eucaristia;, orientou.
Segurança
Para garantir a tranquilidade dos fiéis, o evento contará com tendas do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil. Em coletiva de imprensa no Quartel-General da Polícia Militar, na tarde de ontem, o tenente-coronel Maurício Gouveia anunciou que 323 homens da corporação, sendo 70 do Batalhão de Trânsito, acompanharão as festividades durante todo o dia. Eles terão 31 motos, 20 carros e cerca de 30 cavalos para fazer a segurança na região. O trânsito será alterado com objetivo de preservar a circulação dos católicos.
O primeiro grupo de PMs chegará ao local às 7h; o segundo, às 15h; e, o último, às 17h, ficará a cargo de policiar a Rodoviária do Plano Piloto. ;É um evento com muita gente, mas muito calmo. Ficaremos atentos principalmente a furtos e roubos. Teremos policiais também nos estacionamentos dos anexos dos ministérios;, garantiu o tenente-coronel.
No gramado central
; 10h: shows com Francimar Costa, Banda Luz do Sim, Jonny, Banda Alis, Roger Naves, Banda Maranata
; 16h45: saída do arcebispo, bispos e padres da Catedral para o altar no palco principal, no canteiro central da Esplanada
; 17h: missa celebrada por dom Sérgio da Rocha
; 18h: procissão do Santíssimo Sacramento, com bênção para os doentes, os governantes e as famílias
; 18h30: shows com Banda Dom e Vida Reluz
[VIDEO1]