O Distrito Federal irá receber, em até 30 dias, um avião, cedido pela Polícia Federal, para auxiliar no transporte de órgãos para transplante e pacientes de outros estados. Atualmente, o serviço de transporte é feito com apoio de parceiros e de companhias aéreas.
A aeronave é do modelo King Air Turbo-Hélice bimotora pressurizada, e foi vistoriada pelo governador do DF, Agnelo Queiroz, nesta sexta-feira (31/5), no Aeroporto Internacional de Brasília.
A secretaria de Segurança, será responsável pela parte operacional, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) irá acompanhar o transporte. O major Fábio Leite, da Polícia Militar, explica que a aeronave ainda vai passar por adaptações, que incluem a instalação de equipamentos necessários para esse tipo de operação e a retirada de cadeiras para facilitar a entrada de uma maca.
Doação de órgãos no DF
É importante lembrar que o DF é a unidade da federação que mais capta órgãos em todo o país. A razão é de 28 doadores para cada um milhão de habitantes, além de ser líder nacional em transplantes de coração. Apenas no primeiro trimestre deste ano, seis cirurgias deste tipo foram realizadas.
Foram realizadas, desde janeiro, 19 transplantes de fígado e 65 cirurgias de córnea nos primeiros três meses deste ano.