Cidades

Mudanças no trânsito e regras da Fifa exigem atenção; veja as dicas

Com a chegada dos jogadores brasileiros à capital, Brasília inicia a contagem regressiva para o jogo de sábado

postado em 12/06/2013 08:51
O próximo sábado será um dia de festa, oportunidade única para o brasiliense acompanhar a abertura de um campeonato de futebol mundial e a partida de estreia da Seleção Brasileira contra o Japão. Hoje, com a chegada do time brasileiro, a cidade entra definitivamente no clima da Copa. O Correio selecionou as principais dicas.

Com a chegada dos jogadores brasileiros à capital, Brasília inicia a contagem regressiva para o jogo de sábado
Para evitar qualquer imprevisto no caminho ou na chegada ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, estão previstos estacionamentos e um sistema de transporte especial na área central de Brasília, que inclui ônibus, metrô e táxis.

O torcedor que não deseja se estressar, ou ter pertences barrados na entrada, deve estar atento aos trajetos de acesso e à lista de itens proibidos pela Fifa. O Código de Conduta no Estádio para a Copa das Confederações 2013 é claro e limitado: nem água pode entrar na arena. A recomendação do órgão é que os espectadores cheguem às 12h, quando os portões abrem, munidos somente do que for indispensável. A cerimônia de abertura está marcada para as 14h30 e a organização espera que o intervalo de duas horas e meia seja suficiente para todos se acomodarem nos assentos. O jogo começa às 16h.

Os estacionamentos mais próximos contarão com 20 mil vagas, sendo, em que alguns deles, haverá ônibus para transportar os torcedores. Parque da Cidade, Rodoviária do Plano Piloto, Feira Popular (na antiga rodoferroviária), setores comerciais Sul e Norte e os setores de Rádio e TV Sul e Norte serão fiscalizados pelo Detran. Veículos particulares sem credencial não poderão trafegar em um raio de 3km a partir do estádio, inclusive no Eixo Monumental. Os motoristas devem estar atentos também ao acessar o parque, cuja pista terá sentido único.

Segundo a presidente do Sindicato dos Permissionários de Taxis do DF, Maria do Bonfim, dos 3,4 mil trabalhadores do setor no DF, 500 serão deslocados para a Esplanada. Eles deverão embarcar e desembarcar os clientes no Estacionamento 13 do Parque da Cidade e no Centro Empresarial Brasil 21. Para a representante, tudo deve sair conforme o previsto. ;A expectativa é que vai atender todos e sobrar carro. Vai faltar é passageiro. O sistema já está montado e os motoristas, convocados;, comemora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação