postado em 15/06/2013 06:04
Esqueça os luminosos e as bandeiras gigantes cobrindo fileiras inteiras das arquibancadas. No jogo de abertura da Copa das Confederações, hoje, estão banidos alguns objetos que costumam colorir os estádios em campeonatos nacionais. As proibições visam a segurança durante a partida e a preservação da exposição exclusiva das marcas oficiais no evento. Para isso, agentes treinados pela Fifa estarão posicionados nos seis acessos do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha a fim de identificar e recolher os adereços não permitidos. Quem se recusar a entregá-los pode ser impedido de ultrapassar os portões.
O torcedor passará por três etapas de segurança até entrar no perímetro do estádio. A primeira checagem é feita por meio de detectores pórticos, como os usados em aeroportos, próximo à grade que dá acesso ao Mané Garrincha. O procedimento dura cerca de 7 segundos.
Em seguida, será necessário passar por um dos 16 pontos de revista, localizados em barracas brancas no estacionamento da arena. Para essa fase, há 104 detectores de metais. Por fim, quem estiver portando bolsas e mochilas deve submetê-las a um dos 20 aparelhos de raios X. Se algum produto proibido for detectado, um agente de segurança privada usará o procedimento de detector manual. No caso da não-identificação do objeto, a pessoa passa por revista manual em local reservado.