Cidades

Torcedores devem ficar atentos sobre como ter acesso ao estádio para o jogo

Os brasilienses e turistas terão disponíveis 20 mil vagas de estacionamento próximo à arena. Eles poderão ainda usar ônibus gratuitos e o metrô, que funcionará das 6h à 1h

postado em 15/06/2013 06:04
Torcedores, não deixem para sair em cima da hora. Os portões do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha abrem às 12h. A recomendação para os brasilienses e turistas que irão à área central da cidade para assistir à cerimônia de abertura e ao jogo do Brasil contra o Japão é: cheguem cedo e estejam atentos aos locais de estacionamento e rotas de acesso. Motoristas podem parar o carro em uma das 20 mil vagas próximas e o pedestre tem a opção de pegar o ônibus para a arena. O serviço estará disponível gratuitamente para quem estiver com o ingresso, das 12h às 21h, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, na antiga Rodoferroviária e no Parque da Cidade.

Segundo a presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis do DF (Sinpetáxi), Maria do Bonfim, 500 taxistas terão espaço reservado no Centro Empresarial Brasil 21, onde será permitido buscar e desembarcar o passageiro. Para ela, o número atenderá a demanda do evento. Além dos ônibus e táxis, o metrô estará a disposição do público e funcionará em horário especial.

O gerente-geral de Integração Operacional do Comitê Organizador Local (COL), Tiago Paes, diz que o problema das filas na final do torneio candango e na abertura do Campeonato Brasileiro ; eventos testes ; não se repetirá. ;No Santos x Flamengo, os ingressos tiveram verificação eletrônica na primeira barreira de entrada. Desta vez, vamos seguir o padrão Fifa, de verificação apenas visual, para que o torcedor tenha acesso mais rápido à Fan Zone;, explicou.



Como parte das vias estará parcial ou totalmente bloqueadas, o Correio preparou um mapa de acesso ao estádio. O Eixo Monumental, o Parque da Cidade e o início da Asa Norte merecem atenção, devido ao grande fluxo de torcedores. Os passageiros de ônibus que não vão ao jogo, mas passam pelo Eixo Monumental, também serão afetados pelas mudanças, pois as linhas terão o trajeto alterado. Somente a 108.6 circulará na pista. As outras rodarão normalmente, mas com desvios.

Os brasilienses e turistas terão disponíveis 20 mil vagas de estacionamento próximo à arena. Eles poderão ainda usar ônibus gratuitos e o metrô, que funcionará das 6h à 1h


Comércio

O comércio terá um horário diferenciado. As lojas de rua e shoppings fecharão 30 minutos antes e voltam a abrir as portas meia hora depois do jogo entre Brasil e Japão. Os espaços de lazer e as praças de alimentação funcionam normalmente, com transmissão do evento em telão.

Duzentos vendedores ambulantes foram autorizados pela Coordenadoria das Cidades para trabalhar em locais determinados da área externa da arena durante o jogo. Após a partida, outros 120 estarão liberados a atuar na Esplanada dos Ministérios, local onde ocorrerá diversos shows. A Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) informa que a escolha dos vendedores ocorreu por meio de sorteio. Os agentes do GDF vão agir em um raio de dois quilômetros em volta do estádio.

Colaborou Ana Pompeu

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação