postado em 19/06/2013 15:12
Após quase nove horas de protestos, manifestantes que ocuparam desde o início do dia as pistas da BR-040, liberaram os dois lados da via, por volta das 15 horas desta quarta-feira (19/6). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o grupo reivindicava melhorias no sistema de transporte coletivo da região.
Durante toda a manhã, manifestantes invadiram as pistas que ligam a capital federal a Luziânia e interromperam em vários momentos o trânsito no local. O grupo queimou vários pneus. Alguns adolescentes estavam com galões de combustíveis e ameaçavam atear fogo em veículos abandonados.
A PRF tentou chegar a um acordo, mas os manifestantes disseram que só aceitavam negociar com um representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e os prefeitos das cidades de Valparaíso e Luziânia.
[SAIBAMAIS]Aproximadamente 50 manifestantes fecharam novamente os dois lados da BR-040, próximo ao Parque Mingone 2, no Jardim Ingá, impedindo o tráfego de carros, no início da tarde. Várias viaturas da PRF foram ao local e, mais uma vez, a polícia tentou entrar em acordo, desta vez com sucesso. Os manifestantes liberaram as pistas e homens do Corpo de Bombeiros foram chamados para limpar as vias.
Segundo o auxiliar de tráfego da viação Anapolina, Denaílton Gomes, aproximadamente 30 mil passageiros deixaram de ir a Brasília no período que durou a manifestação. Em média, 70 carros deixaram de sair da garagem, do total de 96 que saem diariamente de Luziânia para a capital federal.
Ainda de acordo com Gomes, o grupo queimou um ônibus e outros quatro foram depredados - parabrisas e janelas ficaram quebrados: "Somos a favor da manifestação, mas isso o que eles fizeram não é protesto, é vandalismo, é crime."
Os ônibus da viação Anapolina voltaram a circular por volta das 16 horas. A cada vinte minutos, um sairá de Luziânia com destino a Brasília, segundo Gomes. "Se houver nova manifestação, os ônibus voltarão para a garagem."
Com informações de Mara Puljiz e Ana Pompeu
[VIDEO1]