Jornal Correio Braziliense

Cidades

Governo e Movimento Passe Livre discutem gratuidade do transporte no DF

O secretário de governo afirmou que o GDF apoia a gratuidade e que a equipe de governo vai estudar a possibilidade de instituir a medida.

Integrantes do Movimento Passe Livre se reuniram na tarde desta quarta-feira (19/6) com representantes do Governo do Distrito Federal para discutir sobre a gratuidade do transporte público no DF.

[SAIBAMAIS] O secretário de governo, Gustavo Ponce de Leon, afirmou que o GDF apoia a gratuidade e que a equipe de governo vai estudar a possibilidade de instituir a medida. "O compromisso é avaliar as perspectivas de realizar esse sonho, tendo em mente que esses recursos precisariam vir de alguma fonte", disse.



Segundo o secretário de Transportes, José Walter Vazquez, a gratuidade custaria cerca de R$ 130 milhões. "para efetivar essa demanda, precisaríamos mudar a forma de Tributação, que é por passageiro embarcado, para quilômetro percorrido, caso contrário os empresários do setor iriam encher os cofres", afirmou.

Membro do movimento, Leila Saraiva cobrou ações concretas do governo. "queremos que as palavras virem realidade. O governo se comprometeu também a oferecer transporte 24 horas por dia com a nova licitação, mas não vimos nada disso no edital", disse.