Cidades

Protesto, com 51 mil presenças confirmadas na web, vai pedir CPI da Copa

Concentração começa às 16h no Museu Nacional e grupo deve seguir para a Praça dos Três Poderes nesta quinta-feira (20/6)

postado em 19/06/2013 22:11
A página do movimento Acorda Brasília, que tinha, no momento da publicação desta nota, 51.711 adesões, divulgou os principais objetivos da manifestação prevista para esta quinta-feira (20/6): a reivindicação prioritária é a investigação sobre o uso do dinheiro público na infraestrutura para a Copa do Mundo e da Confederações. O grupo promete concentração às 16h no Museu Nacional e deve rumar para a Praça dos Três Poderes.

Os manifestantes querem a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Copa. A revogação do reajuste tarifário nos transportes públicos de Rio de Janeiro e São Paulo, o compromisso do governo local com a manutenção da tarifa e a divulgação da abertura de diálogo para a gratuidade não minimizaram os planos para o protesto de amanhã.

"Não são apenas R$ 0,20. São impostos abusivos, superfaturamento de obras, desvio de dinheiro público para contas particulares, são governantes rindo da cara do brasileiro", justifica o manifesto. O grupo pede também melhorias na educação, transporte e saúde.

Congresso tomado

Na última segunda-feira (17/6), grupo de 10 mil pessoas - segundo a Polícia Militar - realizou a "Marcha do Vinagre". No meio da noite, centenas de manifestantes invadiram a plataforma superior do Congresso Nacional. Após negociação, chegaram a ocupar a rampa e a entrada principal da Casa Legislativa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação