postado em 20/06/2013 08:44
Belo Roy, 1 ano, e as xarás Nala, 4, e Nala, 7, são os campeões do concurso Eu amo meu bicho, eleitos com o voto de 22.506 internautas. O coelho albino e as cadelas da raça westie e dálmata deixaram para trás 1.531 concorrentes e vão presentear os donos com tablets e smartphone. O primeiro colocado garantiu para Ivine de Araújo Bueno, 13, um Tablet Samsung Galaxy TAB 10.1. O segundo, deu para Henrique Faria Barros, 9, um Tablet Samsung Galaxy TAB 7 plus. E o terceiro vai presentar Henry Dias, 6, com um Smartphone Samsung Galaxy S2. O concurso foi realizado pelo Correio em parceria com a empresa de telefonia celular Vivo.
O resultado da competição foi marcado por surpresas e coincidências. Entre tantos cachorros inscritos e finalistas, Belo Roy se consagrou na primeira posição. Além de duas cadelas com o mesmo nome conquistarem o segundo e terceiro postos, os três pets saíram em imagens acompanhados de crianças. O registro feito pelos familiares conseguiu captar os pequenos e os animais em cenas espontâneas, de cumplicidade. Apesar do cuidado na escolha do clique, eles confessaram que enviaram o material no último dia. Por pouco, não ficaram de fora.
Em uma primeira etapa da competição, o trio passou pela análise da banca julgadora do Correio e ficou entre os 25 finalistas. As imagens enfrentaram, então, o voto do público. Entre 7 e 14 de junho, o hot site www.correiobraziliense.com.br/euamomeubicho/ ficou movimentado. O coelho Belo e as cadelas Nalas disputaram com um furão, um cavalo, dois periquitos e mais de 20 cachorros a escolha do internauta. Com a leveza de quem brinca e a graça de quem recebe um carinho e um abraço aconchegante, eles fizeram bonito na foto.
1º lugar %u2014 Belo Roy (32,3% dos votos)
O coelho albino de Ivine de Araújo Bueno completa um ano em junho. A estudante ganhou o bichinho na festa junina da escola e, 2012 e, desde então, tem passado por alguns apuros. Segundo a mãe, Solange Bezerra de Araújo, Belo Roy destrói, com os dentes, tudo o que vê pela frente.
O pet também é fujão e quase morreu, uma vez, quando tomou um banho de produto para lavar roupa. %u201CEle estava no cesto, e o meu sobrinho derrubou o amaciante dentro. Demoramos algumas horas para secá-lo e achamos que ele não ia sobreviver. Ficou três meses com o cheiro do produto%u201D, relembra Solange, rindo. Identificado como fêmea pelo veterinário quando filhote, o coelho foi Querida por oito meses. Até que a dona percebeu que o bicho era um macho.
A ideia da foto veio da mãe, acostumada a levar os filhos para fotografar em uma área verde na rua vizinha. Quando a mascote dormiu no colo da filha, ela imaginou o clique perfeito. A família se orgulha de Roy ter recebido um voto de Bangladesh, da tia de Ivine.
2º lugar %u2014 Nala (13,4% dos votos)
Henrique Faria Barros ganhou Nala de presente de Natal quando tinha 5 anos. Como dono e maior companheiro da cadelinha, o menino foi protagonista da foto produzida para o concurso Eu amo meu bicho. Tia do garoto, Sarah Faria, 23 anos, decidiu fazer o clique com o smartphone no último dia das inscrições.
Sarah e Henrique costumam passar as tardes em casa com o animal de estimação e tentaram registrar uma espécie de jogo com a bola de basquete. O menino pratica o esporte na escola e vestiu o uniforme para sair à caráter. Nala fez sua parte e entrou na brincadeira.
Ao contrário do comportamento calmo que teve quando a reportagem do Correio visitou a família, a Westie pulou e correu atrás da bola. %u201CEscolhemos a que tinha mais integração com o bichinho. Ela é o xodó da casa, senta, dorme e vê tevê com a gente. É ainda mais ligada ao Henrique, porque ele dá mais liberdade para ela%u201D, destaca a avó Maria Aparecida Faria.
3º lugar %u2014 Nala (6,5% dos votos)
O nome tem inspiração cinematográfica, vem da personagem Nala, de o Rei Leão. Entre as inúmeras fotos dos pets, Cristiany Travaglia, 45 anos, escolheu a mais representativa do amor entre o dono e o animal de estimação. O filho Henry Dias, 6, abraçado à cadela dálmata, com os olhos fechados e um sorriso sincero.
Cristiany fez um curso de fotografia e, hoje, tem duas paixões: crianças e bichos. %u201CPor mim, teria um zoológico em casa, mas como já tenho dois filhos e três cachorros, estou no céu%u201D, acredita. O momento de registrar os cães, porém, não é fácil. Como eles são inquietos e não fazem pose, fica difícil achar o enquadramento ideal. Apesar de Nala ser da irmã de Henry, Hannah Dias, 10 anos, o garoto costuma brincar com a dálmata e as outras duas cadelas da casa, uma basset filhote e uma labradora de 10 anos. O menino cresceu na companhia dos bichos e talvez por isso tenha sido fácil captar a cumplicidade entre eles.
As fotos mais votadas disputaram a preferência com outras 22 finalistas.