Cidades

Soldados do Palácio do Planalto se preparam para conter manifestantes

O responsável pela segurança pessoal da presidente Dilma Rousseff está acompanhando pessoalmente a preparação

Juliana Braga
postado em 20/06/2013 16:35
O Palácio do Planalto já está se preparando para conter os manifestantes que se reunirão logo mais, às 17h. Os soldados que fazem a segurança já estavam reunidos na área externa, recebendo orientações e a principal é não deixar a rampa que dá acesso ao segundo andar seja tomada. O General Amaro, o responsável pela segurança pessoal da presidente Dilma Rousseff, estava acompanhando pessoalmente a preparação. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ainda não informou qual o contigente que estará envolvido na operação.

Apesar do esquema de segurança, o Planalto espera que a manifestação não chegue até a sede do Poder Executivo. Como o presidente interino da Câmara, André Vargas (PT-PR), se dispôs a conversar com os ativistas, a espectativa é que os ânimos se arrefeçam por lá.



Por conta do clima de animosidade no país, Dilma decidiu cancelar a visita de Estado que faria ao Japão na próxima semana. Como o embarque estava previsto para o próximo domingo (23/6) e o retorno só seria no final de semana seguinte, a presidente avaliou que era melhor remarcar, para não ficar tanto tempo longe do país. Ainda não há data definida.

Com isso, a viagem marcada para Salvador na sexta-feira (21/6), quando lançaria o Plano Safra - Semi Árido, também será reagendada. O governador da Bahia, Jaques Wagner, anfitrião do evento, repassou à Dilma o pedido de outros governadores, que teriam dificuldade de viajar amanhã por conta dos jogos da Copa das Confederações. O lançamento será na próxima semana, também sem data definida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação