Um dos símbolos do desenvolvimento automobilístico brasileiro, o Fusca ganhou ontem uma homenagem pomposa. Cerca de 100 veículos foram expostos no Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante, por meio de uma parceria entre o Veteran Car Club de Brasília, o VW Boxer Clube e o Volks Clube do Goiás. De acordo com José Paulo Afonso de Sousa, presidente do Veteran Car Club, o sucesso do modelo no Brasil justifica essa comemoração. ;O Fusca virou um clássico. É um carro do povo. Você encontra um exemplar dele em qualquer museu do mundo. Não é raro, mas é significativo em qualquer museu ou coleção;, afirma.
Apesar de ter sido criado a pedido de Adolf Hitler, que queria um carro barato e econômico para os alemães, o Fusca acabou tomando o mundo, tendo sido fabricado em mais de 20 países. O veículo, que havia deixado de ser produzido no Brasil em 1986, voltou às ruas em 1992, graças a um pedido do ex-presidente Itamar Franco. Em 77 anos de existência, vendeu 3,1 milhões de unidades no Brasil, sendo líder de vendas durante 24 anos. Isso diz muito sobre a paixão de seus colecionadores.