Cidades

Levantamento mostra que comércio virtual ainda ignora novas regras

Pesquisa mostra que 70% das lojas de e-commerce não se adaptou às exigências estabelecidas pelo Decreto nº 7.962, em vigor há mais um mês. Para os especialistas, as empresas são as mais prejudicadas

Flávia Maia
postado em 24/06/2013 06:15


A nova regra do comércio virtual trouxe a esperança de que o ambiente on-line estaria mais seguro, mas muitos sites ainda não se adequaram às mudanças. Um mês depois de o Decreto n; 7.962 entrar em vigor, a norma não pegou. O Correio monitorou 15 lojas virtuais e encontrou falhas básicas em pelo menos cinco. A exigência de informações da empresa na página principal ; Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e endereço ; foi desconsiderada. Os canais de contato com o consumidor também são problemas recorrentes no setor.

A falta de interesse das lojas virtuais em se enquadrarem na regra também está evidente em uma pesquisa divulgada essa semana pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). A entidade constatou que 70% das empresas avaliadas não cumprem a lei à risca. Foram analisados 30 estabelecimentos de vendas on-line, que concentram um terço do volume de negócios do e-commerce no Brasil. ;Infelizmente, o decreto não pegou. O que parece, é que os sites ignoraram a regulamentação;, alerta Alexandre Diogo, presidente do IBRC.

No monitoramento feito pelo Correio, a percepção foi similar a do IBRC, e boa parte dos sites estão alheios à legislação. Alguns, como o Morangão, o Compray e o Compra do dia, ignoraram as novas regras. Outros, como o Privalia e o Westwing respeitam boa parte das normas, mas ainda faltam detalhes. Na escolha dos sites, a reportagem optou por aqueles que investem pesado em seduzir o consumidor, seja em anúncios em redes sociais ou na televisão.

Sites monitorados pelo Correio:

Privalia:
O que vende: roupas, acessórios e eletrodomésticos
Informações da empresa: constam na página inicial as informações da empresa, como endereço e CNPJ
Contato com o consumidor: não oferece na página inicial nenhuma forma de contato. Para conseguir se comunicar com a empresa é necessário fazer um cadastro

Direito de arrependimento: a empresa dá sete dias, conforme prevê a lei
Garantia: não oferece garantia contratual, sendo aplicada apenas a garantia legal
Prazo de entrega: é informado somente na hora da compra
Política de privacidade: garante sigilo dos dados

Avaliação: regular

Bonprix:
O que vende: roupas e acessórios femininos
Informações da empresa: constamk na página inicial as informações da empresa, como endereço e CNPJ
Contato com o consumidor: disponível e-mail, formulário e telefone com os DDDs 11 e 47. Não tem ligação local para outras unidades da Federação.

Direito de arrependimento: a empresa dá sete dias, conforme prevê a lei
Garantia: não informa
Prazo de entrega: três dias úteis após pagamento
Política de privacidade: garante sigilo absoluto dos dados informados pelos clientes, não sendo estes comercializados ou repassados à outras empresas sem sua prévia autorização.

Avaliação: bom

Dafiti:
O que vende: roupas e acessórios
Informações da empresa: na página inicial não tem o endereço físico, nem CNPJ. Para conseguir essas informações, o consumidor deve clicar em dúvidas frequentes e, depois, em institucional

Contato com o consumidor: disponível e-mail e telefone com DDD 11. Não tem ligação grátis ou local
Direito de arrependimento: a empresa dá 30 dias para produtos sem uso. Prazo superior ao previsto em lei
Garantia: 90 dias de fábrica. Mas se o consumidor apresentar vício oculto, a loja troca
Prazo de entrega: três dias úteis após pagamento
Política de privacidade: garante proteção dos dados do consumidor e afirma que eles não poderão ser alterados, copiados, extraídos ou de qualquer forma utilizados sem a prévia e expressa autorização por escrito

Avaliação: bom

Compray:
O que vende: produtos eletrônicos, óculos escuros e vídeos games. É um site de compras coletivas, mas o consumidor só descobre se clicar no ícone ;Como funciona;, onde poderá ler que ;a oferta só será ativada se atingir o número mínimo de compradores;. Porém, o site não comunica quantas pessoas precisam comprar o produto para o preço ser aquele e a duração da promoção

Informações da empresa: na página inicial, não tem o endereço físico nem CNPJ. Os links que direcionam para ;Quem somos; e ;Termos de Uso; entram em uma página que não contém nenhum texto

Contato com o consumidor: oferece um e-mail e um ;Fale conosco;. Não tem telefone
Direito de arrependimento: sete dias, porém, o site diz que não reembolsa o frete
Garantia: apenas três meses contra defeito de fábrica, sendo que o CDC determina que, em caso de vício oculto, tanto a loja quanto a fábrica devem trocar a mercadoria

Prazo de entrega: 40 a 60 dias úteis após a postagem

Avaliação: ruim

Submarino
O que vende: produtos diversos
Informações da empresa: na página inicial, há informações sobre a empresa, como CNPJ e endereço
Contato com o consumidor: a empresa informa o telefone do SAC na página inicial, no qual é cobrado valor de ligação local, além de atendimento on-line e contato dos principais fornecedores

Garantia: cada produto tem um regime diferente de garantia
Direito de arrependimento: a empresa cumpre a regra de informar sobre o direito de arrependimento e segue a determinação do CDC de sete dias

Política de privacidade: o site possui esclarecimentos sobre o tema na página principal
Prazo de entrega: é informado no momento da compra

Avaliação: ótimo

Americanas
O que vende: produtos diversos
Informações da empresa: na página inicial há informações sobre a empresa, como CNPJ e endereço. Há tópicos com links para que o consumidor tire dúvidas

Contato com o consumidor: a empresa oferece o telefone do SAC na página inicial, em que é cobrado o valor de ligação local, além de atendimento on-line. As formas de pagamento também estão expostas na abertura do site

Garantia: cada produto tem um regime diferente de garantia
Direito de arrependimento: a empresa cumpre a regra de informar sobre o direito de arrependimento e segue a determinação do CDC de sete dias

Política de privacidade: é exposta na página principal
Prazo de entrega: é informado no momento da compra

Avaliação: ótimo

Morangão
O que vende: cosméticos femininos e masculinos
Informações da empresa: não há dados do site, como CNPJ e endereço. Há apenas um link de dúvidas frequentes
Contato com o consumidor: A empresa não informa o SAC na página principal, somente no serviço de perguntas frequentes divulga um e-mail para atendimento. Não há números de telefone

Garantia: não há informações sobre garantia
Direito de arrependimento: não há informações
Política de privacidade: Não há informações
Prazo de entrega: o prazo de entrega é entre 15 e 25 dias, e só é especificado na sessão de perguntas frequentes

Avaliação: ruim

Netshoes
O que vende: calçados
Informações da empresa: na página inicial há informações sobre a empresa, como CNPJ e endereço. Os meios de pagamento também ficam explícitos na abertura do site

Contato com o consumidor: no cabeçalho da página há número de telefone para atendimento com o DDD 11. No pé, um link para atendimento on-line

Garantia: não há informações
Direito de arrependimento: o prazo para solicitar o cancelamento é de até 30 dias corridos após o recebimento da mercadoria, acima do limite previsto em lei, de sete dias

Política de privacidade: há um link relacionado ao tema, que garante privacidade dos dados fornecidos pelo consumidor
Prazo de entrega: varia de acordo com o produto

Avaliação: bom

Groupon
O que vende: produtos e serviços diversos. É um site de compras coletivas, cujo funcionamento é esmiuçado na página sobre a empresa

Informações da empresa: a página inicial não informa endereço ou CNPJ, que pode ser encontrado no link que direciona para ;Termos de Contrato;

Contato com o consumidor: o serviço de atendimento ao consumidor tem uma lista de perguntas mais frequentes, além de uma caixa de diálogo para digitar a dúvida do usuário. No link ;Termos de Contrato;, há telefone para contato com DDD 11

Direito de arrependimento: o consumidor pode pedir o reembolso em até 15 dias após a compra. Após esse prazo, o reembolso poderá ser feito 30 dias depois da data de expiração do cupom, em créditos para uma compra futura

Garantia: o site garante que se o produto ou serviço tiver algum problema, o consumidor pode comunicar diretamente à empresa. É possível também entrar em contato com o Groupon, que terá até 30 dias para resolver a questão

Política de privacidade: há um link relacionado ao tema, que garante privacidade dos dados fornecidos pelo consumidor
Prazo de entrega: O voucher é enviado ao e-mail do consumidor em até 24 horas após o vencimento da oferta

Avaliação: bom

Peixe Urbano
O que vende: produtos e serviços diversos. É um site de compras coletivas, cujo funcionamento é esmiuçado em um link separado

Informações da empresa: o endereço físico e o CNPJ da empresa constam na página inicial
Contato com o consumidor: é possível entrar em contato com a empresa via telefone com preço de ligação local e e-mail, disponíveis no link ;Ajuda;

Direito de arrependimento: existe um formulário que pode ser preenchido, em caso de cancelamento ou estorno. O arrependimento com devolução do valor integral só é devidamente explicado em compras de viagens

Garantia: o site não explica as garantias dos cupons, e o consumidor pode procurar ajuda via e-mail ou telefone
Política de privacidade: há um link relacionado ao tema que garante privacidade dos dados fornecidos pelo consumidor
Prazo de entrega: o voucher é enviado ao e-mail do consumidor em até 24 horas após o vencimento da oferta

Avaliação: bom

Fnac
O que vende: produtos diversos, principalmente relacionados à tecnologia
Informações da empresa: na página inicial há informações sobre a empresa, como CNPJ e endereço. Além disso, os meios de pagamento ficam expostos na abertura do site e há dados das lojas físicas

Contato com o consumidor: há telefone do SAC com preço de ligação local na página inicial e um chat para atendimento on-line.

Garantia: varia de acordo com o produto
Direito de arrependimento: o prazo para solicitar o cancelamento é de até sete dias corridos após o recebimento, como previsto no CDC

Política de privacidade: há um link relacionado ao tema, além de explicações sobre a política de segurança.
Prazo de entrega: varia de acordo com o produto e a forma de pagamento

Avaliação: ótimo

Westwing
O que vende: móveis.
Informações da empresa: não há informações da empresa no portal. O cliente só consegue ter acesso aos produtos e às informações adicionais após efetuar o cadastro

Contato com o consumidor: há telefone do SAC grátis na página principal, antes do cadastro
Garantia: não foi possível visualizar
Direito de arrependimento: o prazo para solicitar o cancelamento é de até sete dias corridos após o recebimento, como previsto no CDC

Política de privacidade: há um link com explicações sobre o tema.
Prazo de entrega: não foi possível visualizar

Avaliação: regular

Walmart
O que vende: produtos diversos
Informações da empresa: há informações da empresa no portal, como endereço e CNPJ
Contato com o consumidor: não há telefone do SAC na página principal, mas um e-mail para atendimento. O consumidor também pode recorrer ao telefone de vendas

Garantia: varia de acordo com o produto
Direito de arrependimento: o prazo para solicitar o cancelamento é de até sete dias corridos após o recebimento, como previsto no CDC

Política de privacidade: há um link com explicações sobre o tema.
Prazo de entrega: o prazo de entrega varia de acordo com a disponibilidade do produto, região de entrega e forma de pagamento

Avaliação: bom

Compra do dia
O que vende: produtos diversos, principalmente importados. É um site de compras coletivas, mas o consumidor só descobre se clicar no ícone ;Dúvidas frequentes;, onde está escrito que ;caso o número mínimo de compradores para a oferta que você comprou não seja atingido, você será comunicado por e-mail que a sua compra foi cancelada, e que o valor total pago foi devolvido;. Porém, o site não comunica quantas pessoas precisam comprar o produto para valer o preço anunciado e a duração da promoção, como prevê a nova regra

Informações da empresa: não há dados sobre a empresa no portal, mas os meios de pagamentos ficam expostos na página principal

Contato com o consumidor: não há telefone do SAC na página principal, mas um e-mail para atendimento.
Garantia: varia de acordo com o produto
Direito de arrependimento: não há explicações sobre devolução ou troca.
Política de privacidade: não há explicações sobre o tema
Prazo de entrega: o prazo de entrega varia de acordo com o produto e do tempo exigido para atingir a quantidade mínima de compradores a fim de validar a promoção

Avaliação: ruim

Pesquisa mostra que 70% das lojas de e-commerce não se adaptou às exigências estabelecidas pelo Decreto nº 7.962, em vigor há mais um mês. 
Para os especialistas, as empresas são as mais prejudicadas

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