postado em 24/06/2013 06:23
O comando da Polícia Militar vai se reunir hoje para definir como será a atuação da tropa durante a manifestação de quarta-feira. O chefe do Departamento de Comunicação Social da corporação, coronel Zilfrank Antero, adiantou que, assim como na última semana, os militares usarão spray de pimenta e gás lacrimogênio para dispersar baderneiros. ;Esses são mecanismos empregados a fim de evitar o contato físico, que pode produzir danos mais sérios do que uma ardência nos olhos;, afirmou.
O oficial lembrou que policiais a paisana serão infiltrados entre os manifestantes para identificar os autores de atos violentos. ;Sabemos que a grande maioria participa de forma pacífica e, para preservar o caráter do ato, temos que reprimir quem se aproveita e parte para a violência;, disse.
A Polícia Civil vai usar a mesma estratégia. Na quinta-feira, imagens produzidas por agentes disfarçados ajudaram a identificação de sete homens responsáveis pela destruição do patrimônio público. Um deles é Cláudio Roberto Borges de Souza, 32 anos, que atirou um coquetel molotov contra as vidraças do Itamaraty. ;O nosso setor de inteligência vai ser mobilizado para prender quem tentar tumultuar;, destacou o diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Xavier.
Agenda
Coleta de assinaturas
Quando: Hoje, às 10h
Onde: Plenário da sede da OAB, em Brasília, na 516 Norte
O que é: o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral farão um ato público em apoio às reivindicações da sociedade por um país melhor. Na ocasião, os organizadores pretendem lançar um anteprojeto de lei de iniciativa popular. A intenção é colher mais de 1 milhão de assinaturas e pressionar a votação imediata de temas, como a reforma política e a ampliação dos recursos destinados à educação e saúde.
Marcha do Vinagre
Quando: quarta-feira
Onde: concentração às 15h, em frente ao Museu da República
O que é: movimento com extensa pauta de reivindicações. Os ativistas lutam contra a PEC 37, tarifas do transporte público e gastos com a Copa do Mundo, entre outros.
Dia do Basta
Quando: quarta-feira
Onde: concentração às 15h, em frente ao Museu da República
O que é: a principal bandeira é o arquivamento da PEC 37, que limita poderes do Ministério Público em investigações. Também cobram mais investimentos em educação e saúde.
Acorda, Brasília
Quando: quarta-feira
Onde: concentração às 15h, em frente ao Museu da República
O que é: também são contrários à aprovação da PEC 37. Exigem ainda a investigação do superfaturamento de ingressos das Copas do Mundo e das Confederações, além da distribuição de entradas para autoridades. Querem mais transparência com os recursos empenhados na construção dos estádios e pedem o passe livre.
Marcha das Crianças
Quando: domingo, às 9h
Onde: Parque da Cidade, no Castelinho;
O que é: os pais poderão aproveitar a onda de manifestações pelo Brasil para ensinar aos filhos noções de cidadania. Assim como no evento de ontem, em frente ao Congresso Nacional, os manifestantes mirins devem dar mais leveza ao clima tenso que a cidade atravessa nos últimos dias. Os pequenos pintarão cartazes coloridos e, da maneira deles, vão mandar um recado aos governantes.