Cidades

Arquidiocese celebra hoje os 25 anos de arcebispo que virou cardeal

Em 29 de junho de 1988, o então papa, João Paulo II, fez de dom José Freire Falcão cardeal

postado em 29/06/2013 08:00

Aos 87 anos, o arcebispo emérito celebra missas diariamente na capela da casa onde mora e segue o lema que adotou:

Em 29 de junho de 1988, o então papa, João Paulo II, fez de dom José Freire Falcão cardeal. Hoje, a arquidiocese de Brasília promove a comemoração do jubileu de prata do homem que foi arcebispo da cidade por 20 anos. Uma missa especial será celebrada na Catedral Metropolitana, às 9h30. Conhecido pelo equilíbrio, pela simplicidade e pela capacidade intelectual, dom Falcão é uma figura querida na comunidade católica que devotou a vida à fé. Parentes e amigos do arcebispo emérito chegaram a Brasília esta semana. Além disso, várias lideranças religiosas foram convidadas para participar dos eventos comemorativos.



Nascido em 23 de outubro de 1925, na cidade de Ererê, no Ceará, dom Falcão começou cedo a trajetória na Igreja Católica. Dono de uma pequena farmácia, o pai, Otávio Freire de Andrade, também atuava como médico da região, já que, naquela época, no interior, não era fácil encontrar um. A mãe, Maria Falcão Freire, dona de casa, fazia trabalhos manuais e costurava, como todas as matriarcas. Ele mudou-se aos 12 anos para Fortaleza. A cidade é sede do Seminário da Prainha, para o qual entrou e onde se formou padre. Em 19 de junho de 1949, foi ordenado sacerdote, aos 24 anos.

Em 29 de junho de 1988, o então papa, João Paulo II, fez de dom José Freire Falcão cardeal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação