Adriana Bernardes
postado em 04/07/2013 06:01
[VIDEO1]O motorista acostumado a recorrer ao velho ;jeitinho; para driblar os engarrafamentos ou encurtar as distâncias nas estradas deve pensar duas vezes antes de cometer alguma imprudência. A conduta dos brasilienses nas sete rodovias distritais está sendo vigiada por 10 câmeras instaladas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Portanto, ainda que não haja nenhum agente de trânsito nas redondezas, o infrator contumaz ou aquele que, por distração, cometeu um deslize, pode receber em casa a multa aplicada a partir das imagens.
O Correio teve acesso à parte dos vídeos feitos pelo DER. Em operação há um ano, os equipamentos flagraram situações de alto risco ao longo de 2012 e nos primeiros seis meses deste ano. Como a do homem que, empurrando um carrinho de bebê, atravessou a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) falando ao celular sem prestar a devida atenção ao fluxo rápido de veículos. Ele estava a poucos metros de uma passarela.
Algumas das infrações são tão absurdas que os agentes aplicam a multa da central de monitoramento de trânsito, instalada na sede do DER, atrás do Palácio do Buriti. ;Focamos a imagem na placa do veículo e acionamos uma viatura para fazer a abordagem do condutor. Se não houver uma equipe nas proximidades, para fazer a abordagem do infrator, o agente que monitora o circuito da central emite o auto de infração ;, explica o superintendente de Trânsito do órgão, Murilo dos Santos Melo.
[VIDEO2]